Topo

Ansioso para receber as malas? Cia aérea promete agilizar o processo

Sistema de desembarque com três rampas da IndiGo deve poupar cerca de cinco minutos - Reprodução/Twitter
Sistema de desembarque com três rampas da IndiGo deve poupar cerca de cinco minutos Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

08/08/2022 16h54

A companhia aérea indiana IndiGo lançou na quinta-feira (4) uma iniciativa inédita entre suas concorrentes: o sistema de desembarque por três portas — e consequentemente, por três rampas.

A ideia é economizar cerca de cinco minutos no procedimento, aliviar a ansiedade de passageiros, e sobretudo, diminuir o tempo de solo da companhia — o que pode resultar em menos atrasos e mais eficiência também no embarque entre voos, além de maiores lucros, já que quanto mais rápida é a passagem por terra, mais tempo uma aeronave passa no ar, gerando receita para a aérea.

Atualmente, aviões da IndiGo passam cerca de 30 a 35 minutos no chão e fazem cerca de 1.600 voos por dia, estimou o jornal Indian Express. A economia deverá ser, portanto, de aproximadamente um sexto desta marca, um número bastante significativo.

A empresa se autodenominou a primeira em todo o globo a adotar o sistema, implementado inicialmente às aeronaves a A320 e A321 — 50% da frota nos três aeroportos em que já instaurou o sistema: Mumbai, Bengaluru e Nova Délhi. No entanto, a medida deve ser, aos poucos, incorporada por toda a rede, prometeu a companhia ao Times of India.

A novidade é parte da comemoração de 16 anos da companhia aérea. Tradicionalmente, aviões desembarcam seus passageiros apenas pelo lado esquerdo. No caso da IndiGo, a logística é diferente.

Ela funciona com duas rampas na porção da frente dos aviões, uma em cada lado, e outra na traseira direita. A movimentação tem sido realizada desde a semana passada apenas para os desembarques e é de fato mais eficiente, reportou a revista Condé Nast Traveler India, que acompanhou a viagem inaugural com o procedimento.