Topo

Famoso cenário de filmes, restaurante do Central Park vai fechar as portas

Loeb Boathouse - joreks/Getty Images/iStockphoto
Loeb Boathouse Imagem: joreks/Getty Images/iStockphoto

29/07/2022 10h00

O tradicional restaurante Loeb Boathouse, localizado no lago do Central Park, em Nova York, vai fechar as portas no outono americano. Segundo a CNN local, o proprietário, Dean J. Poll, deu entrada nos papéis de finalização do negócio junto à prefeitura da cidade "devido ao aumento da mão de obra e dos custos de produtos".

Os documentos obtidos pela emissora americana dão como data de encerramento o dia 16 de outubro.

163 funcionários serão afetados pelo encerramento da operação de uma das casas mais icônicas de toda a cidade, que já serviu de locação para diversos filmes e séries, entre eles os clássicos da comédia romântica "Vestida para Casar" (2008), com Katherine Heigl, e "Harry & Sally: Feitos Um Para o Outro" (1989), com Billy Crystal e Meg Ryan. A série "Sex and the City" também chegou a ser filmada ali.

A casa de barcos anexa ao restaurante, no entanto, deve permanecer aberta, já que pertence à Cidade de Nova York. Seu prédio atual data de 1954, mas a primeira versão do célebre edifício foi construída no endereço em 1872. Foi, no entanto, apenas na última iteração que ele ganhou o nome atual, graças ao filantropo Carl Loeb, que doou US$ 305 mil para a reconstrução do espaço.

No filme "Vestida para Casar" - Reprodução - Reprodução
No filme "Vestida para Casar"
Imagem: Reprodução

O restaurante que já recebeu ricos e famosos como Ivana Trump e Luciano Pavarotti, segundo o The New York Times, é bem mais jovem: ele foi erguido em 1983.

Não demorou, contudo, para se tornar um dos lugares mais atraentes de toda a cidade pelos ares românticos de sua construção. Seu histórico bem documentado na cultura pop fortaleceu a aura do espaço e ele se tornou palco recorrente de casamentos e noivados.

Loeb Boathouse - Ivan Chertok/Getty Images - Ivan Chertok/Getty Images
Imagem: Ivan Chertok/Getty Images

"É um local bastante difícil de ser operado por causa da localização, da sazonalidade, do acesso e das despesas", explicou o proprietário ao Times. O Loeb não é acessível aos visitantes de carro, por exemplo.

Além disso, a casa foi duramente impactada pela pandemia e chegou a fechar em março de 2020, em caráter temporário. Seis meses depois, o fechamento foi anunciado como permanente, mas em março de 2021, o serviço foi retomado.

No filme "Harry & Sally: Feitos Um Para o Outro" - Reprodução - Reprodução
No filme "Harry & Sally: Feitos Um Para o Outro"
Imagem: Reprodução

Crystal Howard, porta-voz do Departamento de Parques e Recreação de Nova York, revelou ao Times que a prefeitura tem procurado um novo operador para o espaço "tão rápido quanto possível". Ela ainda afirmou que a cidade está trabalhando "de boa vontade" com o atual dono do restaurante para acomodar aqueles que já tinham eventos corporativos programados, além de casamentos, claro.

Um porta-voz do sindicato dos funcionários do Loeb ainda adiantou ao jornal que os trabalhadores do restaurante serão recontratados caso haja mesmo um novo dono no futuro da casa.

Loeb Boathouse - Alexandre Tziripouloff/Getty Images - Alexandre Tziripouloff/Getty Images
A entrada do restaurante Loeb Boathouse
Imagem: Alexandre Tziripouloff/Getty Images

Portanto, é possível que o Loeb ganhe vida nova sob outra direção. No entanto, nada é garantido. Aos fãs da paisagem icônica nova-iorquina, resta torcer.