Topo

Como a cidade de Olímpia (SP) vem se tornando a Orlando brasileira

Complexo do Hot Beach, em Olímpia: atrações voltadas especialmente para famílias - Divulgação
Complexo do Hot Beach, em Olímpia: atrações voltadas especialmente para famílias
Imagem: Divulgação

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

11/07/2022 04h00

Dois parques aquáticos que juntos totalizam 380 mil metros quadrados com centenas de atrações. Diversas atividades fora das águas, como um Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros e a Vila Guarani. Além disso, uma capacidade hoteleira que já contabiliza 34.231 leitos.

Estes são alguns dos atributos que fazem Olímpia, cidade a 436 quilômetros de São Paulo, atrair cada vez mais turistas e investidores, a ponto de ser comparada a Orlando, a Meca do entretenimento nos Estados Unidos, capitaneada pelos parques da Disney.

O município do interior paulista espera receber aproximadamente 350 mil turistas no mês de julho, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Por ano, a cidade de 55 mil habitantes atrai cerca de 3 milhões de visitantes, quase 50 vezes a sua população local.

Para se ter uma ideia, dois dos maiores hotéis em número de quartos do país estão lá: o Solar das Águas Park Resort, com mil apartamentos e capacidade para até 6 mil pessoas, e o Hot Beach Suítes, que soma mais de 2 mil leitos.

O parque Hot Beach é um dos destaques entre as atrações de Olímpia - Divulgação - Divulgação
O parque Hot Beach é um dos destaques entre as atrações de Olímpia
Imagem: Divulgação

Parques aquáticos para todos os gostos

Sem dúvidas, a fama de Olímpia é puxada por seus dois grandes parques temáticos com águas termais, o Thermas dos Laranjais e Hot Beach, cada um com uma proposta bem definida.

Inaugurado em 1987, o Thermas dos Laranjais, é hoje o parque aquático mais visitado da América Latina, com mais de 2 milhões de pessoas ao ano, de acordo com o ranking da Themed Entertainment Association — entidade que anualmente elabora relatório sobre a visitação de parques temáticos e museus do mundo.

O Thermas dos Laranjais ocupa uma área de 100 mil metros quadrados - Divulgação - Divulgação
O Thermas dos Laranjais ocupa uma área de 100 mil metros quadrados
Imagem: Divulgação

Com 55 atrações espalhadas numa área de 300 mil metros quadrados, o parque tem os brinquedos radicais como seu carro-chefe. O maior destaque é a Montanha-Russa Aquática, a única em operação no Brasil, na qual o visitante desliza numa boia que é empurrada por jatos de água ao longo de todo o trajeto de 370 metros de extensão.

Outro brinquedo que garante boas doses de adrenalina é o Lendário, um toboágua com cinco pistas, duas de boias e três de cápsulas, onde o turista pode alcançar velocidades que ultrapassam os 70 quilômetros por hora.

Os brinquedos radicais são chamariz no Thermas dos Laranjais - Thermas dos Laranjais/Divulgação - Thermas dos Laranjais/Divulgação
Os brinquedos radicais são chamariz no Thermas dos Laranjais
Imagem: Thermas dos Laranjais/Divulgação

"Nosso objetivo é continuar trazendo novidades para o Brasil. Para o próximo ano, já estamos desenvolvendo na China um toboágua que será único no mundo. Além disso, compramos mais uma área na cidade e um novo parque aquático será construído", conta Jorge Noronha, arquiteto responsável pelo parque há 40 anos.

O irmão mais "família"

Se o Thermas dos Laranjais é o "filho" mais radical, o parque aquático Hot Beach é uma opção para quem busca por mais tranquilidade. Inaugurado há 7 anos, o parque tem 80 mil metros quadrados e 15 atrações, sendo a maioria voltadas para crianças, famílias e para quem só quer relaxar longe da correria da cidade.

Os destaques são o Ebaaa River, um rio lento que percorre um trajeto cercado por jardins e a piscina de ondas, em frente a uma praia artificial.

Piscina do Hot Beach Resort, que faz parte do complexo - Divulgação - Divulgação
Piscina do Hot Beach Resort, que faz parte do complexo
Imagem: Divulgação

O parque aquático é o nono mais visitado da América Latina, segundo ranking da Themed Entertainment Association. São aproximadamente 610 mil visitantes por ano.

Ambos parques aquáticos abastecem suas atrações com a água do Aquífero Guarani, que sai naturalmente aquecida por rochas geotérmicas, com temperaturas que variam de 26º a 38º e por isso precisam ser misturadas à de fontes para que se obtenha uma temperatura agradável.

As piscinas e atrações são abastecidas com fontes naturais de água - Divulgação - Divulgação
As piscinas e atrações são abastecidas com fontes naturais de água
Imagem: Divulgação

Vale dos Dinossauros

Mas não é só de atrações molhadas que o turismo de Olímpia é feito. Com o intuito de atrair cada vez mais visitantes e que essas pessoas permaneçam por mais dias hospedadas na cidade, grupos de investidores estão focando também nas chamadas atrações secas.

Com forte atuação em Foz do Iguaçu e na Serra Gaúcha, o Grupo Dreams chegou em Olímpia em 2018 e inaugurou o seu terceiro Vale dos Dinossauros, o primeiro no estado de São Paulo -- os outros dois ficam em Canela e Foz do Iguaçu.

Vale dos Dinossauros, em Olímpia - Divulgação - Divulgação
O Vale dos Dinossauros foi inaugurado em 2018 em Olímpia
Imagem: Divulgação

São 38 dinossauros espalhados por uma área de 10 mil m². Muitos desses bonecos, feitos em tamanho real, possuem movimentos e sons bem realistas. Para as crianças, há até um parquinho em forma de ossos e um canteiro onde podem brincar de paleontólogos e escavar fósseis.

O movimento em Olímpia era mais concentrado em visitantes da região que passavam o dia no parque e depois iam embora. Hoje esse perfil mudou, há muitas famílias que ficam 3, 4, 5 dias na cidade" Rafael Almeida, empresário

"São famílias que vem de cidades mais distantes como São Paulo e de outros Estados, e que ajudam a aquecer ainda mais a economia local. Por isso, era fundamental que Olímpia não ficasse 'refém' apenas do chamado turismo termal", completa Almeida.

Museu de cera

A família real britânica no Museu de Cera de Olímpia - Divulgação - Divulgação
A família real britânica no Museu de Cera de Olímpia
Imagem: Divulgação

Também de propriedade do grupo Dreams, o Museu de Cera é mais uma atração seca de Olímpia. Inaugurado no ano passado, em meio à pandemia, a atração conta com 70 personagens e 30 cenários.

Confeccionados em tamanho real, as estátuas foram produzidas na Inglaterra e levaram cerca de um ano para cada uma delas ficar pronta. Entre os personagens expostos estão Gisele Bündchen, Marilyn Monroe, Pablo Picasso, Bruce Lee, Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Steve Jobs, papa Francisco, Madre Teresa e Barack Obama.

Vila Guarani é a mais nova atração

A Vila Guarani é uma área de entretenimento, gastronomia e compras que foi aberta no mês passado para oferecer mais opções de atividades para visitantes e hóspedes no período noturno. Ela fica integrada ao complexo que abriga o Hot Beach e o complexo hoteleiro do Hot Beach Resort e Hot Beach Suítes.

Vista aérea da Vila Guarani, a mais nova atração da cidade - Divulgação - Divulgação
Vista aérea da Vila Guarani, a mais nova atração da cidade
Imagem: Divulgação

O espaço tem choperia, pizzaria, sorveteria, empório de vinhos e lojas, além de um espaço com exposições folclóricas — Olímpia é reconhecida oficialmente como a "Capital Nacional do Folclore".

A atração "Viiiixi", a primeira da Vila Guarani, é um circuito interativo suspenso em uma plataforma vertical de até 15 metros de altura com passarelas e escorregadores.

No espaço também são feitas apresentações e shows com música ao vivo. A ideia, segundo os proprietários, é que, futuramente, o local abrigue um circo.

Rede Hoteleira

Atualmente Olímpia possui a segunda maior capacidade de hospedagem do estado de São Paulo, com 34.231 leitos, ficando atrás apenas atrás da capital paulista, e a 5ª maior rede hoteleira do país — superada apenas por Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro e Salvador.

Complexo do Solar das Águas - Divulgação - Divulgação
Complexo do Solar das Águas
Imagem: Divulgação

Entre os destaques da rede hoteleira da cidade está o Hot Beach Suítes, que entrou em operação oficial em julho de 2021 e possui capacidade de 2,2 mil leitos; e o Solar das Águas Park Resort com estrutura para hospedar até 6 mil pessoas sendo considerado o maior resort do Brasil em capacidade hoteleria.

Uma das piscinas do Hot Beach Suites - Divulgação - Divulgação
Uma das piscinas do Hot Beach Suites
Imagem: Divulgação

"No fim do ano passado, anunciamos o Royal Prime Thermas Resort & Spa, nosso mais novo empreendimento hoteleiro de multipropriedade em Olímpia, com 600 apartamentos. A entrega da primeira etapa está prevista para 2025", diz Gustavo Rezende, CEO do GR Group, grupo hoteleiro com atuação no Brasil.

Segundo a prefeitura da cidade, a expectativa era de que Olímpia alcançasse a marca de 35 mil leitos apenas em 2025. Como a meta já foi batida, a administração espera que o número de turistas chegue à marca de 6 milhões no próximo ano.

Futuro

E os investimentos não param. A cidade planeja a abertura de um outlet com aproximadamente 100 lojas, um centro de convenções para incentivar as viagens corporativas, e um aeroporto que possibilite receber de aviões diversas cidades do Brasil e também de países vizinhos — atualmente, o aeroporto mais próximo à Olímpia ficar em São José do Rio Preto, a 60 quilômetros de distância.