Topo

'Barbiecore': boneca inspira tendência cheia de pink e silhueta estruturada

Margot Robbie como a Barbie no filme de Greta Gerwig sobre o universo da boneca, que será lançado em 2023 - Divulgação
Margot Robbie como a Barbie no filme de Greta Gerwig sobre o universo da boneca, que será lançado em 2023 Imagem: Divulgação

De Nossa

11/07/2022 04h00

O mundo (da moda) é da Barbie — e estamos apenas vivendo nele. Na esteira de outras "nostalgias" fashion como o Y2K — a recuperação de elementos de sucesso nos anos 2000—, a ansiedade pelo lançamento do live action que dramatiza a "vida" da boneca com Margot Robbie e Ryan Gosling para 2023 parece ter trazido uma chuva de pink e silhuetas estruturadas às passarelas e aos looks de famosas.

Os primeiros relances do 'Barbiecore', como a tendência foi batizada pelas publicações especializadas, foram vistos em janeiro, quando a Balmain lançou uma coleção em parceria com a Mattel, a fabricante da Barbie, em que criou não só minipeças para seu objeto de inspiração, como para os "adultos que queriam brincar de boneca".

Os "cinquenta tons de rosa" voltaram em março, na passarela da Valentino, quando foi apresentada a coleção "PinkPP" com direito a overdose da cor e da estética maximalista deste universo.

Desde então, o estilista Pierpaolo Piccioli conquistou um verdadeiro séquito de estrelas que adotaram o look completamente rosa proposto pela Valentino.

No tapete vermelho

Entre os "convertidos" estiveram Glenn Close e Sebastian Stan, no tapete vermelho do Met Gala em maio, Gillian Anderson para a première de "The First Lady" no mesmo mês, Anne Hathaway, Rossy de Palma e Elsa Hosk em Cannes algumas semanas depois, Vanessa Hudgens e Lana Condor no MTV Awards e Lizzo na estreia de "Watch Out for the Big Grrrls" no início de junho.

Dua Lipa ainda investiu na proposta para curtir a noite londrina há dois meses:

Entre as celebs

Mas não foram apenas os famosos com bom relacionamento com a casa italiana que adotaram o rosa total.

Kim Kardashian, fiel musa da Balenciaga que já tinha usado uma produção toda rosa com as "pantaboots" que são marcas registradas da grife em outubro para sua participação no Saturday Night Live, voltou a investir no Barbiecore diversas vezes nos últimos meses.

Há três semanas, novamente com as leggings acopladas aos sapatos, jaqueta de moletom e a tradicional bolsa modelo Hourglass com aplicações de cristais da Balenciaga, ela posou para a filha North West desta vez loira platinada — ainda mais Barbie.

Na última semana, a stylist Karla Welch deixou a sutileza de lado e compôs um look para Hailey Bieber com direito a corset pink Versace, joias, botas brancas Naked Wolf e joias Tiffany & Co. com um anúncio na legenda: "Chamando o filme da Barbie".

Até recentemente uma espécie de princesa informal dos revivais emo e Y2K, Megan Fox apareceu platinada com sutis luzes cor-de-rosa e adotou não um, mas duas versões Barbiecore nos últimos dias.

Depois, ela apareceu no tapete vermelho do filme "Life in Pink" do noivo, Machine Gun Kelly, com um minivestido Nensi Dojaka e sandálias Femme LA em tons de rosa bebê, seguindo o tema do longa.

Ainda segundo a "W magazine", dias depois ela surgiria com um top e saia assimétrica The Adamane em pink metálico.

Com perfis tão distintos entre os adeptos, a "febre" parece não só estar longe de acabar como pode ganhar ainda mais fôlego no próximo ano, até o longa de Greta Gerwig chegar aos cinemas.