Topo

Vestido de Jenna em 'De Repente 30' é novo ícone da nostalgia dos anos 2000

Jennifer Garner com o vestido Versace em "De Repente 30" - Divulgação
Jennifer Garner com o vestido Versace em "De Repente 30" Imagem: Divulgação

De Nossa

30/11/2021 13h13

A renascença Y2K, como é chamado o movimento de recuperação das tendências de moda dos anos 2000 pela geração Z, transformou o vestido "arco-íris" de Jenna Rink (Jennifer Garner) em "De Repente 30" em novo objeto de desejo.

O modelo primavera/verão 2003 da Versace que cruzou as passarelas pela primeira vez em 2002 já foi recuperado, seja em sua glória original ou em cópia, por estrelas como Ariana Grande e Christa B. Allen, a atriz que viveu Jenna aos 13 no filme.

A cantora levou sua Jenna ao palco do "The Voice", no início de novembro, onde exibiu o look em uma ocasião que fez jus à personagem, afinal ela vestiu a peça multicolorida justamente para dançar "Thriller".

Já a homenagem não passou despercebida pela própria Jennifer Garner, que fez questão de respostar o look e comentar que "conhece aquele vestido".

No último Halloween, o Dia das Bruxas nos EUA, surgiu no TikTok uma enxurrada de fantasias em homenagem a um dos visuais mais bem lembrados dos anos 2000, impulsionadas justamente por uma geração mais jovem, como é o caso da TikToker Kate Barlett, que diz que "Jenna Rink é sua mãe".

A hashtag do filme na plataforma, aliás, já acumula 168,5 milhões de visualizações de milhares de vídeos que trazem, em sua maioria, recriações dos looks de Jennifer Garner.

Uma das usuárias que faz coro ao movimento é a própria Christa B. Allen. No ano passado, ela contou em suas redes que comprou uma versão do vestido pela internet e o usou como fantasia também no Halloween.

Aproveitando que em 2021 ela chegou ao seu 30º aniversário, a idade de Jenna no filme, a atriz voltou a postar outros vídeos com a peça nos últimos meses convidando os seguidores para uma espécie de festa virtual, em que todos se vestiriam como a personagem para celebrar.

@christaallen

? do you think they made it $13 on purpose #13goingon30

? The Purge - Demetrius X

A figurinista de "De Repente 30" contou ao jornal The New York Times que tem recebido imagens frequentemente de pessoas caracterizadas em algum nível, de adolescentes a drag queens, à la Jenna.

"Já recebi mensagens de adolescentes com podcasts de moda na Espanha e no Brasil me pedindo entrevistas sobre as roupas, me mandando fotos perguntando onde eu consegui o vestido."

Para Marian Park, estrategista de conteúdo jovem da consultoria de tendências WGSN, é comum atualmente que celebridades e influenciadores procurem peças de arquivo associadas com momentos da cultura pop dos anos 2000, mas a significância do vestido vai além.

"Ele não é tanto uma fantasia, como [um símbolo] de opulência e decadência", disse à publicação. Por isso, assim como os looks cheios de jeans e brilhos de Britney Spears, pode ter quem não conheça a referência original, mas o reinado fashion de Jenna se mantém na relevância da estética da década para um novo público.