Topo

Virei aeromoça, comi menu de avião e 'voei' na business sem sair do chão

Os uniformes e acessórios das comissárias de bordo podem ser provados na loja experiência que celebra os 95 anos da Iberia - Divulgação
Os uniformes e acessórios das comissárias de bordo podem ser provados na loja experiência que celebra os 95 anos da Iberia Imagem: Divulgação

Lucila Runnacles

Colaboração para Nossa, de Madri, Espanha

28/06/2022 04h00

Senhora, o que deseja tomar de aperitivo? Já escolheu seu prato? Temos três opções. Agora relaxe e aproveite que nós vamos cuidar de você. É assim que começa a experiência de "viajar" em business mas sem levantar voo.

Não é todo mundo que tem o privilégio de voar no conforto e luxo da classe businnes, mas em Madri qualquer um pode experimentar de graça essa sensação, com direito a degustar o mesmo menu que é servido a bordo.

Apertando alguns botões, a poltrona vai virando uma cama que reclina 180 graus e tem até edredom e travesseiro de seda. A sensação é exatamente a mesma a de estar voando, mas desta vez ninguém precisou apertar o cinto de segurança.

São 95 anos de história e a Iberia resolveu comemorar o seu aniversário de uma maneira diferente; abriu uma loja pop up em um dos bairros mais chiques da capital espanhola para que qualquer pessoa possa experimentar os seus serviços.

A experiência de testar uma classe executiva, mesmo que em terra - Divulgação - Divulgação
A experiência da classe executiva
Imagem: Divulgação
...mesmo que em terra - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
...mesmo que em terra
Imagem: Arquivo pessoal

"O nosso objetivo de levar a experiência de 'voar' a todo mundo está sendo um sucesso. Tem pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em um avião e aqui elas podem vivenciar como são as nossas aeronaves e o nosso serviço", explica Tatiana Pérez, especialista em comunicação externa da Iberia.

Voando baixo

Nesses 350 metros quadrados, as cabines de um avião foram recriadas. Durante a experiência, os sortudos sentam nas poltronas da classe business, turista premium ou turista e são paparicados durante uma hora.

O menu é servido por aeromoças que realmente trabalham na companhia e as pessoas podem até mesmo usar o entretenimento de filmes ou música como se estivessem em um voo.

O menu que provei na 'executiva' em terra - Lucila Runacles - Lucila Runacles
O menu que provei na 'executiva' em terra
Imagem: Lucila Runacles

Nos fins de semana, a experiência fica ainda mais real porque é possível "sobrevoar" a cidade de Nova York em um simulador de voo.

O espaço vai ficar aberto apenas por algumas semanas e todas as experiências são gratuitas. Para poder sentar em uma das poltronas é preciso reservar pela internet.

É a primeira vez que a empresa espanhola faz algo assim e a ideia deu tão certo que até os organizadores ficaram surpresos com o sucesso. "Toda as segundas-feiras abrimos novas vagas e em apenas meia hora tudo esgota", diz Tatiana.

Até o entretenimento de bordo está disponível na experiência - Divulgação - Divulgação
Até o entretenimento de bordo está disponível na experiência
Imagem: Divulgação

Quem não for rápido no gatilho e não conseguir uma vaga para participar da experiência de "voar", pode visitar a loja mesmo assim.

Para quem sempre teve curiosidade por saber como são feitas as comidas que são servidas nos voos, ali também acontecem várias apresentações que mostram a elaboração dos menus.

Para os amantes da empresa espanhola, logo na entrada tem um pequeno espaço que vende desde souvenirs, postais antigas de propaganda, maquetes de aviões, copos e pratos de cerâmica utilizados a bordo, camisetas e carteiras, tudo personalizado com a marca da Iberia.

Aeromoça por alguns minutos

Quem passa na frente dessa loja no bairro de Salamanca, vê alguns manequins com uniformes de aeromoça na vitrine e uma frase que convida a entrar e experimentar as roupas. "Olha só! Será que a Iberia agora está vendendo roupa?", pergunta uma jovem do lado de fora.

A vitrine da loja pop up, em uma das regiões mais chiques de Madri - Divulgação - Divulgação
A vitrine da loja pop up, em uma das regiões mais chiques de Madri
Imagem: Divulgação

Ela não resiste à curiosidade e entra. Lá no fundo fica a área mais concorrida. Passear por ali é quase como estar em um museu de moda da aviação.

Todos podem se sentir aeromoça por alguns minutos e provar as calças, vestidos, camisas, casacos, assim como os acessórios (luvas, lenços, sapatos, carteiras e pequenos chapéus) que fizeram parte dos uniformes da Iberia ao longo dos últimos 95 anos.

Aeromoça por algumas horas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Aeromoça por algumas horas
Imagem: Arquivo pessoal

Os visitantes ainda podem levar para casa uma lembrança desse momento, um vídeo 360 graus feito em câmera lenta. Essa é, sem dúvida, a parte mais divertida dessa experiência.

Caminhando por ali é possível ver que as primeiras roupas utilizadas pelos tripulantes de cabine mudaram bastante ao longo desses quase 100 anos. No início, os uniformes da companhia espanhola tinham estilo militar.

Na exposição, vemos que só a partir de 2005 as aeromoças puderam usar calças e que, finalmente, o conforto do tênis chegou aos céus. "É a primeira vez na história da Iberia que o tênis vai fazer parte dos uniformes da tripulação nesta última coleção que acabou de ser lançada", conta Tatiana.

O último uniforma de empresa, de 2022 - Divulgação - Divulgação
O último uniforme de empresa, lançado em 2022
Imagem: Divulgação

Depois da pandemia, a empresa espanhola já voltou a voar a todos os seus 140 destinos em 43 países, inclusive o Brasil.

Para quem estiver em Madri, o Espaço Iberia fica na Rua Velázquez, 37, no bairro Salamanca. A loja abre diariamente do meio-dia às 21h e ficará aberta só até o dia 30 de junho.