Topo

Usar polvilho doce ou azedo dá na mesma? Saiba qual a diferença entre eles

Polvilho doce e azedo: similares na aparência - Getty Images/iStockphoto
Polvilho doce e azedo: similares na aparência Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabrielli Menezes

De Nossa

03/06/2022 09h35

Subproduto da mandioca, o polvilho se apresenta na prateleira do supermercado em saquinhos com duas denominações distintas: doce e azedo. A diferença entre eles começa na produção.

A mandioca é descascada, ralada e lavada inúmeras vezes até a água sair completamente transparente. Na sequência, passa pela moagem e solta um líquido que vai para a decantação.

Mandioca in natura - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Polvilho é subproduto da mandioca
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nesse processo, a parte sólida, com maior densidade, se separa e é retirada para secagem e moagem, dando origem ao polvilho doce. Já na produção do polvilho azedo, a decantação dura mais tempo para que ocorra a fermentação.

Rita Atrib, banqueteira à frente da rotisseria paulistana Petit Comité, resume:

A diferença entre o polvilho doce e o azedo é a fermentação que dá um gostinho azedo".

Mas não é só questão de sabor. Ela explica que cada um proporciona uma textura aos preparos. "O azedo deixa tudo mais seco e crocante. Por isso é indicado para receitas salgadas como biscoito, pastel de forno ou torta".

O doce, pelo contrário, "dá liga" à comida e proporciona cremosidade. "É com ele que se faz a tapioca e tudo que precisa ser mais macio, como bolos e pães".

Um dos principais quitutes feitos de polvilho, o pão de queijo pode levar qualquer um dos tipos. "Eu prefiro misturar os dois. Assim não fica tão leve e crocante quanto o preparado só com polvilho azedo, nem tão massudo quanto os que usam polvilho doce".

Espessante de molhos

Para engrossar: use o dobro de tapioca do que usaria de amido de milho - Tiago Jose Navarro Caldas/Getty Images/iStockphoto - Tiago Jose Navarro Caldas/Getty Images/iStockphoto
Para engrossar: use o dobro de tapioca do que usaria de amido de milho
Imagem: Tiago Jose Navarro Caldas/Getty Images/iStockphoto

O polvilho doce tem uma função extra na culinária: espessar molhos. O item pode entrar bem no começo da receita e ser diluído diretamente no próprio caldo ou na finalização do prato. Nesse caso, o ideal é diluir a goma em água em temperatura ambiente antes de colocar na panela para não empelotar.

Para saber quanto usar, compare com a quantidade que você colocaria de amido de milho. A tapioca precisa ir em dobro. Ou seja, se fosse colocar uma colher de sopa de amido de milho na receita, adicione duas de tapioca.

Como fazer pão de queijo

Assista ao episódio do programa "2em1" e aprenda a fazer a massa de pão de queijo para comer em formato de waffle ou das tradicionais bolinhas.