Topo

Ruínas de antigo hospital são atração macabra em ilha no meio de Nova York

Ruínas do Smallpox Hospital, em Roosevelt Island, Nova York - Getty Images/iStockphoto
Ruínas do Smallpox Hospital, em Roosevelt Island, Nova York
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

10/05/2022 04h00

Entre os arranha-céus de Manhattan e as pontes que cruzam o East River, há uma ilha que pouco chama a atenção dos turistas que passeiam por Nova York. Trata-se da Roosevelt Island, um estreito pedaço de terra com uma história sinistra e aparência ameaçadora.

Lá estão as ruínas de uma edificação conhecida como Smallpox Hospital, onde funcionou, no século 19, um hospital dedicado a tratar pacientes com varíola, doença infectocontagiosa que provoca deformações na pele e que matava muitas pessoas naquela época.

Renwick Smallpox Hospital, em foto de 1870  - Wikipédia - Wikipédia
Smallpox Hospital, em foto de 1870
Imagem: Wikipédia

A casa de saúde foi aberta em 1856, quando a ilha se chamava Blackwell's Island. Na época, exibia uma arquitetura de perfil aristocrático que chamava a atenção de toda a cidade: de estilo neogótico, seu projeto é assinado por James Renwick Jr., que também projetou o prédio da Smithsonian Institution (em Washington, D.C.) e a Catedral de St. Patrick de Nova York.

Seu interior, no entanto, não tinha nenhum glamour: erguido com a ajuda da mão de obra de encarcerados de uma prisão que existia na mesma ilha.

As pessoas acometidas pela doença eram levadas, por lei, ao hospital, que podia receber até 100 pacientes ao mesmo tempo. E muitas delas acabavam morrendo lá dentro.

Além disso, com sua posição insular, este centro de saúde era usado como local de quarentena para isolar casos suspeitos de doenças infectocontagiosas.

Com a varíola mais controlada, o hospital se transformou em um centro de treinamento para profissionais da enfermagem — e, nos anos 1950, fechou as portas, quando suas operações foram transferidas para centros médicos mais modernos em outras regiões de Nova York.

Nas décadas seguintes, a edificação entrou em processo de deterioração e foi vandalizada, com janelas e portas quebradas, paredes caindo, a perda do seu teto e vegetação crescendo em seu interior.

A fachada, entretanto, ficou em pé para virar uma chamativa e misteriosa imagem na Big Apple. Há até quem acredite que a estrutura decrépita do antigo hospital seja assombrado, dados os episódios de sofrimento e morte que ocorreram neste terreno.

Smallpox Hospital, na Roosevelt Island em abril de 2019 - Chris6d - Chris6d
Smallpox Hospital, na Roosevelt Island em abril de 2019
Imagem: Chris6d

Hoje, as ruínas do hospital podem ser vistas, desde fora, por turistas que passeiam pela Roosevelt Island nos dias de hoje — a ilha, além do Smallpox Hospital, abriga atualmente parques (como o Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park), cafés, restaurantes e mirantes para o East River e Manhattan.

O futuro do local

Há planos para restaurar este lugar de importância histórica para a cidade de Nova York e abri-lo para o público. A organização Friends of the Ruin, por exemplo, tem trabalhado para arrecadar fundos para reformar a edificação do antigo hospital e converter seu interior em um local de visitas turísticas.

Projeto de revitalização do Smallpox Hospital, pelo Friends of the Ruin - Divulgação - Divulgação
Projeto de revitalização do Smallpox Hospital, pelo Friends of the Ruin
Imagem: Divulgação

Um dos planos é transformar o Smallpox Hospital em um memorial em homenagem aos profissionais de saúde que têm atuado na pandemia de covid-19 — e, também, a profissionais de saúde que combatem outras doenças contagiosas ao redor do mundo.