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Estrada mais longa do mundo cruza Américas ao longo de 30 mil km; conheça

Estrada Panamericana: também entre os pitorescos vales de Nazca, no Peru - PIKSEL/Getty Images/iStockphoto
Estrada Panamericana: também entre os pitorescos vales de Nazca, no Peru Imagem: PIKSEL/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

20/04/2022 10h37

Você já ouviu falar na Estrada Panamericana? Oficialmente a mais longa rodovia para veículos motorizados do mundo, de acordo com o Guinness World Records, ela começou a ser concebida no século 19 e se estende hoje por 30 mil quilômetros.

As discussões teriam começando durante a Primeira Conferência Panamericana sediada em Washington, nos EUA, em 1889, segundo David W. Dent, autor do livro "Hot Spot: Latin America". No entanto, o projeto demorou muito para sair do papel: apenas em 1937 os países envolvidos finalmente firmaram um acordo para a construção.

O primeiro trecho foi completado por uma nação só em 1950, quando o México entregou sua parte da Panamericana.

Trecho por Nova Escócia, no Canadá - PIKSEL/Getty Images/iStockphoto - PIKSEL/Getty Images/iStockphoto
Trecho por Nova Escócia, no Canadá
Imagem: PIKSEL/Getty Images/iStockphoto

Hoje "quase" completa, ela começa em Prudhoe Bay, no território americano do Alasca onde se encontra com o frio ártico e as belezas das Auroras Boreais, passa pelo Canadá, pela semi-desértica porção continental dos Estados Unidos, pelas florestas do México, seguindo por Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina.

Em meio ao verde de Catemaco, no México - Bee-individual/Getty Images - Bee-individual/Getty Images
Em meio ao verde de Catemaco, no México
Imagem: Bee-individual/Getty Images

No entanto, pontos de sua extensão oferecem ligações com Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Há, porém, uma espécie de falha no seu percurso: o chamado Estreito de Darién, já considerada pela BBC britânica como a selva mais perigosa do mundo.

Em Esteli, na Nicarágua - Dirkster23/Getty Images/iStockphoto - Dirkster23/Getty Images/iStockphoto
Em Esteli, na Nicarágua
Imagem: Dirkster23/Getty Images/iStockphoto

Neste trecho, na verdade, é como se a Panamericana deixasse de existir: não há asfalto e viajantes só podem seguir caminho em uma trilha a pé pelo meio da mata densa, que já "engoliu" descobridores espanhóis, exploradores irlandeses e, mais recentemente, se tornou rota do tráfico internacional de drogas pela sua localização entre Panamá e Colômbia.

Ela ainda corta o Parque Nacional Cotopaxi, que abriga o vulcão de mesmo nome, no Equador - PatricioHidalgoP/Getty Images/iStockphoto - PatricioHidalgoP/Getty Images/iStockphoto
Ela ainda corta o Parque Nacional Cotopaxi, que abriga o vulcão de mesmo nome, no Equador
Imagem: PatricioHidalgoP/Getty Images/iStockphoto

Avançando pela faixa oeste da América do Sul, a Panamericana ainda oferece lindas vistas dos misteriosos geoglifos de Nazca, no Peru, se aproxima da região do Uyuni, onde está localizado o famoso salar entre os Andes e o território boliviano, e do Atacama — levando turistas para conhecer de pertinho a gigante mão no deserto.

Marginando a região do Uyuni, na Bolívia - Bee-individual/Getty Images - Bee-individual/Getty Images
Marginando a região do Uyuni, na Bolívia
Imagem: Bee-individual/Getty Images

Ela finalmente "descansa" ao chegar ao Ushuaia, na Terra do Fogo argentina, o extremo sul-americano. Brasileiros que transitam pela América do Sul e que têm curiosidade de explorar como as faixas da Panamericana se ligam ao nosso território precisam fazer um percurso mais trabalhoso.

Enfim, pelas paisagens áridas do deserto do Atacama, no Chile - filosofistock/Getty Images/iStockphoto - filosofistock/Getty Images/iStockphoto
Enfim, pelas paisagens áridas do deserto do Atacama, no Chile
Imagem: filosofistock/Getty Images/iStockphoto

É possível fazer uma parada em Buenos Aires, pegar uma ferry até Colônia, no Uruguai, e a estrada #1 que leva até a capital, Montevidéu. De lá, é só seguir viagem pela rodovia federal #9 do país, até chegar à BR-471, próxima à Pelotas. O acesso a grandes cidades como Rio e São Paulo é feito pela BR 116.