Topo

4 dicas caseiras para se livrar das traças em guarda-roupas e armários

Traça: bichinho silêncioso não faz mal, mas incomoda - Getty Images/iStockphoto
Traça: bichinho silêncioso não faz mal, mas incomoda Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

20/04/2022 11h39

As traças incomodam muita gente. Embora não façam mal à saúde, multiplicam-se em locais úmidos e escuros, como prateleiras e armários, e estragam livros e roupas.

João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza residencial e corporativa, explica que existem dois tipos de bichinho e lista o que fazer para evitá-los e eliminá-los.

Livros e roupas

Armário escuro: terreno fértil para traças - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Armário escuro: terreno fértil para traças
Imagem: Getty Images/iStockphoto

As traças-dos-livros se alimentam de todas as substâncias que contêm amido - leia-se: grãos, papel, pigmentos de tinta, seda, papéis de parede, lençóis e cortinas.

Já o bichinho que fica pendurado na parede dentro de uma casquinha é chamado de traça-de-roupa e consiste na fase larval das mariposas. Sempre de olho na proteína animal queratina, ele ataca roupas de lã, couro natural, casimira, seda e outros.

Como evitar

  1. Mantenha tapetes, colchões e sofás higienizados;
  2. Lave as roupas antes de guardar;
  3. Mantenha armários bem arejados e iluminados;
  4. Estenda suas roupas no sol;
  5. Identifique áreas com umidade ou vazamentos na parede e repare-as;
  6. Fique atento a papéis e caixas de papelão levados para dentro de casa. As traças podem pegar carona.

Como se livrar

Vinagre branco - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ácidos, como vinagre e limão, ajudam na eliminação das traças
Imagem: Getty Images/iStockphoto

VINAGRE

"Faça uma mistura de 250 mililitros de vinagre branco e 250 mililitros de água e coloque num borrifador. Retire todas as roupas do armário, borrife a solução nelas, e passe a mistura com um pano pelas prateleiras".

LIMÃO

"Distribua cascas de limão secas pelos armários. Lembre-se de trocá-las a cada duas semanas, já que perdem o cheiro e ainda podem apodrecer".

CAPIM-LIMÃO E CRAVO

"Coloque sachês aromáticos de folhas de capim-limão picadas dentro das gavetas e dos armários ou espalhe cravos e troque uma vez por mês. O cheiro irá afastar os bichinhos.

Outra opção é colocar 20 cravos na água e ferver por 5 minutos. Depois, acrescentar um pouco de álcool e colocar em um borrifador para aplicar nos locais que estiverem infestados.

Em tempo: nunca utilize naftalina. "Essas bolinhas com odores são tóxicas ao ser humano e a exposição prolongada a essa substância química pode provocar doenças sérias".