PUBLICIDADE
Topo

Mosquinhas no banheiro? Problema pode estar no ralo

Psychoda cinerea: as mosquinhas de banheiro - ePhotocorp/Getty Images/iStockphoto
Psychoda cinerea: as mosquinhas de banheiro Imagem: ePhotocorp/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

01/04/2021 14h18

O nome oficial é Psychoda cinerea, mas provavelmente você o chama de mosquitinhos ou mosquinhas de banheiro. Felizmente, esse inseto não faz mal para a nossa saúde, mas é intrigante como estão sempre por ali, paradões.

Flávia Ferrari, à frente do canal A Dica do Dia, no YouTube, diz que as mosquinhas consomem restos orgânicos e gostam de lugares úmidos. "Também costumam aparecer nos meses mais quentes do ano, principalmente em frestinha de box, e perto do ralo".

Por isso, é importante prestar atenção no ralo e mantê-lo limpo:

Abra o ralo e limpe usando uma escovinha e detergente neutro. Depois, enxágue para tirar o detergente. Por último, jogue água com cloro ou água sanitária".

O processo, de acordo com Flávia, deve ser feito uma vez por semana e vale para os outros ralos da casa que não ficam no banheiro. Lembre-se de deixar tudo bem aberto e ventilando para não aspirar esses produtos químicos.

Colocar uma colher de sopa bicarbonato de sódio mais uma colher de sopa de alguma essência do seu gosto por três noites seguidas também se mostra eficiente.

Ralo no banheiro: lavar uma vez por semana com detergente, água quente e cloro - shingopix/Getty Images - shingopix/Getty Images
Ralo no banheiro: lavar uma vez por semana com detergente, água quente e cloro
Imagem: shingopix/Getty Images

Outros cuidados

Para evitar as mosquinhas, dê preferência para os ralos com tampas e não se esqueça de fechar a tampa do vaso sanitário. Pesando na umidade, vale também levar as toalhas para secar numa área mais arejada da casa, além de trocar a toalha de mão com frequência para não ficar muito molhada. Se tiver janela no banheiro, aproveite e a mantenha sempre aberta.

Use a mosquinha a seu favor

Flávia explica que, apesar de ser bem chatinho, o mosquitinho de banheiro pode ser útil para indicar se há algum ponto de vazamento na casa já que gostam de umidade.

"Procure se há algum vazamento por perto, ou se algum local está acumulando água".