PUBLICIDADE
Topo

Como eliminar gordura de forno e fogão de maneira fácil

Molho de vinagre branco e pano seco ajudam a tirar gorduras difíceis - SammyVision/Getty Images
Molho de vinagre branco e pano seco ajudam a tirar gorduras difíceis Imagem: SammyVision/Getty Images

De Nossa

26/02/2021 11h27

Tem vezes que o fogão acumula tanta gordura que parece até ser mais fácil se livrar dele do que tomar coragem para limpá-lo. Felizmente, a tarefa não é um pesadelo como pode parecer.

Para ajudar os donos e donas de casa, João Pedro Lúcioso, técnico químico da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos, dá dicas para facilitar a missão.

Confira as seis sugestões de João:

  • Qual tipo de material seu fogão? Lembre-se de se certificar que não está usando produtos que possam prejudicar sua aparência. As melhores opções para não danificar a superfície do eletrodoméstico são as fibras (buchas) brancas, amarelas ou azuis. Nem pense em pegar esponjas abrasivas ou lã de aço: elas riscam.
  • A atenção com os produtos se estende ao forno. Mas dessa vez o olhar deve ir para o cheiro. O aroma precisa ser suave para que não passe para a comida mais tarde.
  • Sabe aquela gordura que insiste em ficar? Espalhe vinagre branco pela superfície do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois, limpe com um pano seco ou com uma toalha de papel. Outra opção é fazer uma solução de água quente com bicarbonato para embeber um pano e passá-lo tanto no fogão quanto no forno.
Bicarbonato de sódio: tira gorduras difíceis - Getty Images - Getty Images
Bicarbonato de sódio: tira gorduras difíceis
Imagem: Getty Images

  • Para limpar o forno, misture água quente com detergente neutro ou desengordurante. Esfregue a área desejada com uma escova de cano longo e cerdas de nylon. Para retirar a mistura, passe um pano seco e limpo. E atenção: o forno não pode ser enxaguado.
  • As partes desmontáveis do fogão como grades e bucais ficam de molho em água quente, misturada com detergente ou desengordurante, por 30 minutos, ou enquanto você termina a limpeza do forno.
  • Se após a limpeza você quiser conservar o fogão intacto por mais tempo, utilize as proteções de alumínio que podem ser encontradas em supermercados.