Topo

Pão campeiro

Fácil

Ingredientes

  • 20 grama(s) de sal
  • 50 grama(s) de banha de porco ou manteiga
  • 15 grama(s) de açúcar
  • 25 grama(s) de fermento biológico seco
  • 550 mililitro (ml) de água (sendo 100 mililitros morna para ativar o fermento)
  • 1 quilo(s) de farinha de trigo 00 (sendo 30 gramas para ativar o fermento)

Modo de preparo

Junte o fermento em 100 mililitros de água morna e misture com um garfo. Em seguida, junte 30 gramas farinha de trigo e mexa. Deixe descansar por 20 minutos para ativar o fermento.

Numa tigela, junte o restante da farinha, o açúcar e o sal. Quando der o tempo do fermento, adicione à mistura. Coloque o bowl na batedeira e use o gancho para bater na menor velocidade possível.

Aumente um pouco a velocidade e adicione o restante da água (em temperatura ambiente) aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, junte a banha ou a manteiga. Bata por mais cinco a oito minutos, até ficar lisa.

Leve o pão a uma bancada enfarinhada e faça movimentos de acordo com o vídeo. Transfira a massa para um bowl enfarinhado e cubra com um pano úmido ou plástico filme. Espere crescer em temperatura ambiente de uma hora a uma hora e meia.

Depois, corte a massa ao meio. Enrole uma parte no plástico filme para não ressecar enquanto trabalha com a outra. Separe porções de 100 ou 150 gramas e boleie como preferir. Descanse por uma hora ou até dobrar de tamanho com um pano úmido por cima. Por fim, asse em forno preaquecido a 200 graus sobre papel-manteiga de 25 a 30 minutos.
Cozinha Por Aí - xis - Cozinha por Aí/UOL - Cozinha por Aí/UOL
Imagem: Cozinha por Aí/UOL

Receita do programa "Cozinha por Aí" de Nossa. Veja mais episódios que mostram como uma receita base pode se transformar em dois pratos diferentes.

Quer ver mais dicas de cozinha?
Confira no YouTube de Nossa.