Topo

México além de Cancún: nômade digital explora cantos menos famosos do país

Gabi Valverde na cidade de Oaxaca, no México - Arquivo pessoal
Gabi Valverde na cidade de Oaxaca, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Priscila Carvalho

Colaboração com Nossa

24/03/2022 04h00

Em uma temporada de três meses pelo México, a produtora de conteúdo e nômade digital Gabi Valverde (@viajandocomgabi) se planejou para buscar os lugares menos explorados pelos turistas brasileiros, priorizou os roteiros feitos para viajantes solo e procurou explorar mais o lado do Pacífico do país.

Mesmo sendo fã de Cancún e Tulum, que visitou em 2018, Gabi conta que as duas regiões perderam um pouco da essência mexicana.

Com a maioria dos turistas americanos, por lá se ouve pouco espanhol e o idioma predominante em quase todos os lugares é o inglês. Além disso, os valores de hospedagem para quem deseja trabalhar e viver no local são bem acima da média, se comparado com as outras cidades e estados mexicanos.

Gabi Vilaverde em Puerto Escondido, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabi Vilaverde em Puerto Escondido, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Da praia às montanhas, o roteiro, desta vez, foi pensado também para explorar lugares mais em conta.

"Maldivas" do México

Se o intuito for economizar e ainda apreciar belas praias, a dica é sair de Tulum, Cancún e seguir com a viagem para uma ilha, também localizada no estado de Quintana Roo, chamada Holbox — uma espécie de Maldivas do México, com flamingos, nascentes e uma areia bem branca.

É uma ilha linda. Está caindo no gosto do povo e eu recomendo, pois é bem acessível", ressalta Gabi sobre o destino.

Gabi Valverde em Holbox, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabi Valverde em Holbox, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Outra opção é Bacalar, conhecida por uma lagoa com sete cores e um local de praia ainda pouco explorado por turistas do Brasil.

Para chegar até lá, é possível pegar um ônibus que sai de uma em uma uma hora da rodoviária de Cancún. Chegando quase na divisa com Belize, o local abriga muita natureza, mar de cor azul e ainda um pôr do sol de tirar o fôlego.

Estrutura e belezas naturais

Maior cidade do estado de Iucatã, Mérida é um dos lugares que ainda não são tão procurados. De Cancún, são três horas de carro.

Segundo Gabi, apesar de não ser o point mais famoso, a cidade conta com acomodações com estrutura para nômades digitais e trabalhadores remotos.

Gabi Valverde em Mérida, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabi Valverde em Mérida, no México
Imagem: Arquivo pessoal
Comidinhas de Mérida, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Comidinhas de Mérida, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Há ainda a opção de aprender espanhol nas diversas escolas espalhadas pela cidade e nos encontros de couchsurfings organizados por diversos viajantes. O turista pode ainda desfrutar de diversos cenotes (poços profundos com água cristalina) e muita estrutura.

Vai estar bem imerso na cultura mexicana", destaca Gabi.

Agito, vida saudável e nudismo

Um desses locais que chamam atenção na margem oeste do país, voltada para o Pacífico, é a cidade de Puerto Escondido, no estado de Oaxaca.

Puerto Escondido, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Puerto Escondido, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Para chegar até lá, basta pegar um voo que pode sair bem em conta, mesmo comprando de última hora. Gabi relembra que pagou menos de R$ 200 na sua passagem saindo de Cancún, com apenas quatro dias de antecedência.

A localidade de diversas praias é ideal para quem procura agito, estrutura para trabalhar remoto e ainda desfrutar da cultura mexicana.

Essa cidade roubou meu coração. Eles são abertos ao turismo, mas mantêm as tradições e dá para viver muito do México sem bater na mesma tecla", diz a produtora de conteúdo.

Ainda nesta região, o viajante pode visitar a cidade de Chacahua, que oferece um parque nacional com mangues, crocodilos e praias. "É uma vibe natureza, para quem quer se conectar", afirma.

Chacahua, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chacahua, no México
Imagem: Arquivo pessoal
Gabi em Mazunte, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabi em Mazunte, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Para vegetarianos, veganos e fãs de um estilo de vida mais saudável, a produtora de conteúdo recomenda explorar Mazunte, também na região de Oaxaca.

Aos adeptos do naturismo, a indicação é explorar a cidade de Zipolite. Há muitos turistas europeus, condomínios e casas para alugar por temporada em praias nudistas.

Zipolite, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Zipolite, no México
Imagem: Arquivo pessoal

Montanhas e o México real

Na cidade de Oaxaca, capital do estado de mesmo nome, as montanhas ao redor oferecem um destino original e que, segundo Gabi, parece uma pintura de tão impecável.

É um clima mais seco e a cidade é linda. A internet também é muito boa com cafés e lugares preparados para nômades digitais", afirma.

Oaxaca, no México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Oaxaca, no México
Imagem: Arquivo pessoal

O turista pode ainda desfrutar de uma boa comida mexicana com um toque europeu. Mas não pense que vá encontrar grandes redes de fast food ou lojas grandes. Muito pelo contrário: tudo vai ser feito e produzido na própria cidade.

"Eles priorizam muito a cultura. Vai ter muito mais experiência autêntica dessa parte daqui."