Topo

Flores em ambientes internos: quais espécies escolher e como cuidar

Ama orquídeas? Saiba que elas são ideais para áreas internas com boa iluminação - Getty Images/iStockphoto
Ama orquídeas? Saiba que elas são ideais para áreas internas com boa iluminação Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

19/03/2022 04h00

Quem gosta de plantas e principalmente de flores para decorar os ambientes sempre se depara com algumas dúvidas, sobretudo relacionadas a que planta escolher e em que lugar da casa acomodá-las para que recebam a luminosidade adequada.

De acordo com a paisagista e jardinista Paula Brito (@florisartebotanica), é fundamental avaliar as condições de iluminação natural dos ambientes antes de colocar qualquer espécie dentro de casa.

"Plantas que não dão flores precisam de boa iluminação e as que produzem flores mais ainda.

Sendo assim, é ideal que vasos com flores em ambientes internos sejam colocados em frente às janelas para que recebam iluminação adequada", comenta.

Violetas são algumas das flores recomendadas para ambientes internos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Violetas são algumas das flores recomendadas para ambientes internos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Flores para ambientes internos

Lírio-da-paz é bom para apartamentos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Lírio-da-paz é bom para apartamentos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Quem curte plantas que dão flores, mas mora em apartamentos sem sacada, por exemplo, também pode encontrar uma flor para chamar de sua.

"É sim possível cultivar flores dentro de casa, porém é importante escolher as espécies que se adaptam em ambientes de sombra, lembrando sempre que precisam de boa luminosidade no ambiente", destaca Paula, frisando que as plantas mais indicadas são: Antúrio, Lírio-da-paz, Violeta, Orquídea, Begônia e Flor de Maio.

Segundo Paula, quem tem alergia ao pólen deve ficar atento mesmo com flores dentro de casa.

"Sempre será adequada a consulta médica para avaliar o grau de periculosidade desta exposição, pois mesmo em ambientes internos algumas espécies liberam pólens no ambiente.

É certo que em menor quantidade, mas é importante considerar este risco e ter mais cuidado. Orquídeas e violetas podem ser usadas com menos riscos", exemplifica.

Flores para o banheiro

Para quem quer ter uma plantinha com flores para dar mais vida e cor ao banheiro, a especialista indica a Begônia, o Lírio-da-paz e a Violeta. Já para quem se contenta com uma espécie de folhagem, a dica é apostar na Espada de são Jorge, Zamioculca, Filodendro, Alocásia ou na Jiboias.

Também é possível dar mais vida ao banheiro com flores - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Também é possível dar mais vida ao banheiro com flores
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E atenção! Ficar trocando as flores de lugar dentro de casa com frequência pode "dar ruim" e prejudicar o seu desenvolvimento.

"As plantas se adaptam em ambientes internos em decorrência da quantidade de iluminação e ventilação natural que recebem, ao mudá-las de lugar elas precisam se readaptar a uma nova condição e, dependendo de onde serão colocadas, nem sempre essa adaptação ocorre de forma adequada", salienta Paula.

Para os fãs de orquídeas

Orquídeas são flores comumente vistas em vasos em ambientes internos. Mas para que elas tenham uma vida longa e saudável, alguns cuidados são essenciais.

As orquídeas podem ser cultivadas dentro de casa desde que estejam em locais iluminados e longe de ar condicionado ou ambientes com pouca ventilação natural", explica a paisagista.

Orquídeas necessitam de boa iluminação e adubação caprichada - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Orquídeas necessitam de boa iluminação e adubação caprichada
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Segundo ela, as regas devem ocorrer uma ou duas vezes por semana, sendo realizadas apenas no substrato e folhas, evitando molhar as flores.

"Já a adubação deve ocorrer mensalmente, com a planta estando em ambiente interno", detalha Paula.