PUBLICIDADE
Topo

Lírio-da-paz decora a casa com flores brancas e só exige cuidados básicos

Lírio-da-paz é um dos favoritos de quem não quer ter tanto trabalho com a urban jungle - Getty Images/iStockphoto
Lírio-da-paz é um dos favoritos de quem não quer ter tanto trabalho com a urban jungle
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

02/10/2021 04h00

Capaz de encher qualquer ambiente de vida com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas de beleza única, o Lírio-da-Paz é uma opção perfeita para quem quer trazer mais aconchego aos ambientes, mas não é exatamente um exímio cuidador de plantas.

Isso porque os cuidados com ela são bem básicos e qualquer pessoa pode conseguir ter um lindo vaso dessa espécie em casa.

Mas, mesmo com a fama de ser uma planta fácil de cuidar, o Lírio-da-paz exige uma atenção mínima. Segundo a criadora de conteúdo sobre plantas, Juliana de Almeida, que compartilha seus conhecimentos sobre as verdinhas no perfil do Instagram @plantalaemcasa, é preciso tomar alguns cuidados para que a planta tenha um ótimo desenvolvimento.

Juliana de Almeida e seu Lírio-da-paz - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Juliana de Almeida e seu Lírio-da-paz
Imagem: Arquivo pessoal

"Muita gente deixa essa espécie no breu, mas ela gosta mesmo é de meia sombra e necessita de uma horinha de sol direto nas horas mais saudáveis do dia, que seria até umas 8h ou 9h da manhã ou após as 17h, 18h (dependendo da região)", detalha.

Segundo ela, um exemplo bem comum de que há algo atípico com o desenvolvimento do Lírio-da-paz é a falta de flores. "Isso acontece justamente quando a planta não recebe essa luminosidade adequada", conta, alertando que se a planta estiver habituada a sombra total, é preciso levá-la aos poucos para o sol, para que a mudança não seja tão brusca.

Esse processo, conhecido como rustificação, é uma espécie de preparação para que a planta não sofra com as mudanças de local de uma só vez e irá ajudá-la a se adaptar às novas condições de luminosidade, irrigação e umidade que decorrerão da mudança de local.

Umidade sempre em dia

Falando em umidade, uma das principais dicas para manter o Lírio-da-paz sempre saudável é prestar bastante atenção nas regas, pois ele aprecia muito a umidade do solo.

Costumamos falar que é uma planta dramática, pois ao menor sinal de falta de rega, ela 'desmaia'. Mas não é preciso se assustar, pois ela volta ao normal assim que recebe água", diz Juliana.

Umidade em dia e nada de ar condicionado são alguns cuidados com Lírio-da-paz - Getty Images - Getty Images
Umidade em dia e nada de ar condicionado são alguns cuidados com Lírio-da-paz
Imagem: Getty Images

Mesmo com o potencial de recuperação da planta, a especialista afirma que o ideal é que isso não aconteça com frequência, para não comprometer o seu desenvolvimento. "Além disso, o Lírio-da-paz não é tão tolerante ao vento e ao ar-condicionado, pois podem queimar suas folhas", diz, atentando que isso também deve ser levado em conta na hora de escolher onde colocar o vaso.

Bastante resistente às pragas e doenças, o Lírio-da-paz acaba ficando mais sujeito à podridão nas raízes, normalmente causada pelo acúmulo de água. "Por isso é necessário um vaso com furo e boa drenagem. Além de adubar todos os meses com bokashi, o que também vai colaborar para seu desenvolvimento pleno", completa.

Onde deixar o vaso

Protegida do vento, a planta pode ficar em qualquer local da casa que tenha uma boa luminosidade. "Perto de uma janela ou porta de vidro e no sol fraco da manhã. Se a planta tiver num local com muita sombra, as flores nascem verdes e isso é um sinal que precisa ajustar a luminosidade", explica.

Vaso correto e nada de contato com animais e crianças  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vaso correto e nada de contato com animais e crianças
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com relação à escolha de material do vaso, o tipo ideal vai depender muito do tipo de clima da região onde a planta vai morar. "Contudo, o Lírio-da-paz, por gostar de umidade, geralmente vai bem nesses vasos que vêm da floricultura, de plástico. Quem quiser inovar e dar um toque mais interessante, pode usar cachepôs para "esconder" o vaso que vem com a planta", aconselha.

Infelizmente, o Lírio-da-paz é considerado tóxico para crianças e animais, caso seja ingerido. Por isso é preciso prestar atenção sobre onde colocar o vaso.