Topo

Avião quase tomba ao aterrisar sob ventos fortes no aeroporto de Londres

O avião da British Airways que tombou na pista do Aeroporto de Londres devido aos fortes ventos de segunda (31) - Reprodução/Youtube
O avião da British Airways que tombou na pista do Aeroporto de Londres devido aos fortes ventos de segunda (31) Imagem: Reprodução/Youtube

De Nossa

02/02/2022 13h20

Um avião quase tombou na pista do aeroporto de Heathrow ao enfrentar ventos fortes durante sua aterrissagem na segunda-feira (31).

O voo 1307 da British Airways, que vinha de Aberdeen a Londres, viu sua parte traseira arranhar brevemente a pista depois de conseguir tocar o solo com apenas uma roda, já que a força dos jatos de ar não permitia que o Airbus A321neo se estabilizasse.

A aeronave oscilou entre suas duas laterais por alguns momentos até que o piloto a arremeteu. O momento foi capturado por Jerry Dyer, um apaixonado por aviação que regularmente filma o tráfego do Heathrow para o seu canal no Youtube, "Big Jet TV".

"Isso só demonstra o quanto os pilotos são habilidosos", opinou à CNN americana. Ele acredita que os ventos fossem moderados, de pouco mais de 32 km/h no momento da primeira tentativa de pouso, embora o Reino Unido tenha sido afetado por correntes de ar de até 145 km/h devido à tempestade Corrie, que já matou duas pessoas.

A localização — entre dois prédios — pode ter potencializado a capacidade do vento de desestabilizar o Airbus. Ainda segundo a CNN, o avião teria tocado o solo a pouco mais de 225 km/h pouco antes do meio-dia.

Ele teria voltado a ganhar altitude até atingir 1.173 metros de altura em quatro minutos e finalmente pousou 16 minutos depois. Não foi confirmado se a traseira da aeronave chegou a ser avariada por uma colisão com a pista.

Segundo Dyer, em três horas de filmagens, ele presenciou um segundo avião arremeter e outros lutarem contra os ventos. Dois dos passageiros do voo 1307 eram membros do Parlamento Britânico, entre eles, Richard Thomson, que afirmou à CNN que "deve ao piloto profunda gratidão por seu profissionalismo e calma na forma de lidar com o que era potencialmente uma situação muito perigosa".

Ele ainda relatou como foram as tentativas de aterrissagem.

"Apesar de ter sido um pouco mais difícil do que o comum, de primeira, foi quando o avião desceu pela segunda vez que pareceu ser pego por uma corrente forte de vento. Estava claro que o piloto teve que decidir rapidamente se tentava estabilizar o avião para fazer a aterrissagem ou se abortava [a manobra]. Felizmente, ele foi capaz de acelerar e sair da situação para fazer uma segunda abordagem".

Seu colega, Stephen Flynn, confirmou no Twitter que a situação "não foi agradável".

Já Thomson disse que só teve uma ideia mais completa do que havia acontecido, no entanto, após acompanhar as filmagens do pouso.

"Apesar de ter parecido que a asa esquerda estava próxima de cortar a pista, foi só depois de ver o vídeo que vimos que a cauda havia, na verdade, batido contra a pista. Não pareceu nada especialmente dramático a bordo, todos ficaram calmos, mas agora está claro quão próximos estivemos de um incidente sério", acredita.

Um porta-voz da companhia aérea ainda informou à emissora que, apesar dos contratempos, o voo pousou oito minutos antes do previsto, às 12h17, e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.