Topo

Por que você NÃO deve fazer o tour pelas mansões dos famosos em Los Angeles

Apesar de ser um dos passeios mais buscadores pelos turistas, alguns tours pelas casas de celebridades podem ser uma furada - Getty Images
Apesar de ser um dos passeios mais buscadores pelos turistas, alguns tours pelas casas de celebridades podem ser uma furada
Imagem: Getty Images

André Aram

Colaboração para Nossa

09/01/2022 04h00

Los Angeles é considerada a Meca do cinema, quase tudo na cidade remete à sétima arte: o famoso letreiro de Hollywood, a calçada da fama, a cerimônia do Oscar e os grandes estúdios. Além da parte cinematográfica, é possível fazer ver uma infinidade de atrações interessantes na 'Cidade dos Anjos' como é conhecida. Contudo, um dos passeios mais procurados por turistas estrangeiros é o tour pelas mansões das celebridades.

A questão é, vale a pena fazer? Antes de criar expectativas, confira alguns aspectos importantes sobre esse popular passeio e, em seguida, maneiras de fazê-lo por conta própria e aproveitar melhor a experiência:

Pouco de se vê das casas

Não espere enxergar a fachada das mansões. O que o turista vê são apenas portões e muros altos, muitas vezes cercado por vegetação ao redor; exceto em alguns casos raros em que é possível ver um 'pedaço' da casa. A do ator Johnny Depp, por exemplo. não é tão escondida assim.

Fake news

Como existem muitas empresas realizando esse tipo de tour, algumas não são confiáveis. Acontece de guias apontarem uma mansão como sendo de um astro de Hollywood, mas, na verdade, ele nunca colocou os pés ali.

Mansão que Leonardo DiCaprio em Los Angeles: vista assim, apenas em fotos, não nos tours - Todd Goodman - Todd Goodman
Mansão que Leonardo DiCaprio comprou para a mãe em Los Angeles: uma vista assim da casa, apenas em fotos, não nos tours
Imagem: Todd Goodman

Corrida contra o relógio

As paradas diante dos muros e portões das mansões são rápidas, levam apenas alguns segundos, e logo a van avança adiante. É necessário agilidade na hora de fotografar a (suposta) casa da celebridade. Descer do veículo para observar com calma ou dar uma passeadinha no bairro dos famosos — um programa que poderia até ser mais interessante — está fora de cogitação.

Sem perguntas

O motorista geralmente também é o guia do tour. Se o turista não domina o inglês muito bem, pode não compreender muita coisa e nem terá chance de perguntar no meio ou pedir para ele repetir. O motorista estará dirigindo, falando o nome do artista e contando histórias a respeito da região, tudo ao mesmo tempo — e rápido.

Acrescente a isso o fato de o guia falar por meio de um microfone e a maioria dos furgões ser de capota aberta. Além do som chiado, o barulho de vento, rua e outros carros dificulta ainda mais a compreensão do idioma.

Antes de embarcar nos furgões adaptados, vale checar a segurança do veículo - Los Angeles Times via Getty Imag - Los Angeles Times via Getty Imag
Antes de embarcar nos furgões adaptados, vale checar os itens de segurança do veículo
Imagem: Los Angeles Times via Getty Imag

Segurança

Grande parte dos veículos são furgões modificados que tiveram o teto removido, essa personalização pode afetar a estrutura do automóvel. Em alguns casos, os cintos de segurança instalados de fábrica são retirados ou alterados. Ambas as situações podem afetar a segurança dos passageiros. Verifique o estado do transporte antes se decidir insistir no passeio.

Gato por lebre

O tour dura aproximadamente duas horas e promete "visitar" mais de 50 mansões hollywoodianas de famosos como Tom Cruise, Nicolas Cage, Jennifer Aniston, Christina Aguilera, Ozzy Osborne, Michael Jackson, Elvis Presley, Frank Sinatra etc. Promete, porque, na prática, não deve passar de 30 casas.

Custo-benefício

O tour não é barato e, embora várias empresas realizem o passeio, os preços variam entre 39 e 49 dólares por pessoa (em torno de R$ 221 o valor mais barato), crianças geralmente pagam 10 dólares a menos.

Nem todas as empresas são picaretas: vale buscar as melhor avaliadas e ler os depoimentos - los angeles, tours - Getty Images - Getty Images
Nem todas as empresas são picaretas: vale buscar as melhor avaliadas e ler os depoimentos
Imagem: Getty Images

O que vale a pena, então?

As regiões visitadas ao longo do percurso são: Bel Air, Beverly Hills, Mulholland Drive (com uma parada em um mirante), Rodeo Drive (área nobre para compras) e alguns outros destinos.

Mesmo que a relação custo-benefício não seja muito vantajosa, o passeio não deixa de ser um city tour pelas áreas mais chiques e valorizadas de Los Angeles. Se a intenção for também visitar esses locais, o passeio cumpre esse papel. Porém, se o propósito for observar apenas as moradas grandiosas de personalidades ilustres, o visitante sairá frustrado.

Foto de uma região de mansões de Hollywood Hills a partir de um trecho da Mulholland Drive  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Foto de uma região de mansões de Hollywood Hills a partir de um trecho da Mulholland Drive
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O mineiro Marcos Otávio Fernandes fez o passeio há alguns anos e não achou grande coisa.

Eu até gostei, mas não acreditei mesmo em tudo o que eles falaram. Não faria novamente"

Quer tentar a sorte e tirar suas próprias conclusões? Procure os "Celebrity Homes Tours" que estejam bem avaliados em sites como o TripAdvisor e leia os depoimentos. As empresas Starline e Ultimate Hollywood Tours têm, em geral, boas classificações nas plataformas.

Um tour de mentiras para fãs obcecados

Há 5 anos havia um pouco mais de 25 empresas diferentes operando no segmento, algumas são consideradas confiáveis (a exemplo da Starline), porém, outras costumam vender um tour de mentiras, em que belas residências de cidadãos anônimos se tornam lares de estrelas de cinema — que nunca viveram ali.

A região da Calçada da Fama concentra quiosques de empresas que vendem o tour das celebridades - Getty Images - Getty Images
A região da Calçada da Fama concentra quiosques de empresas que vendem o tour das celebridades
Imagem: Getty Images

A extinta La Scene Tours era uma delas. Vendia um passeio repleto de informações inverídicas e, apesar de não existir mais, é provável que ela hoje funcione sob outro nome.

A informação (falsa) que uma celebridade vive em um determinado local pode comprometer a segurança daqueles que moram na residência diante de um fã potencialmente perigoso (o popular stalker).

Há poucos anos, o americano Michael Edson, que não é ator e muito menos famoso, viveu um pesadelo que pôs a sua vida e de sua família em risco. Durante muito tempo, sua bela mansão em Hollywood Hills foi apontada como sendo da atriz Julia Roberts por uma empresa de tour de celebridades chamada La City Tours.

Em um depoimento dado a NBC na época, Edson diz ter sido stalkeado por fãs obcecados pela atriz, tentando invadir a sua propriedade à noite, enviando cartas ameaçadoras e até fazendo pichações no muro.

Julia Roberts nunca morou nesta casa e nunca esteve aqui. Eu abri o portão e havia um cara pedindo um autógrafo dela. Em outra circunstância, o alarme disparou e eu vim correndo para ver o que era e havia um lunático pichando uma mensagem de amor na lateral da casa"

Após apelar diversas vezes (sem sucesso) para que a empresa não se referisse à sua moradia como sendo da atriz, ele não viu outra alternativa a não ser mover uma ação judicial em 2016.

A verdadeira casa de Julia Roberts: um rancho em Malibu, na Califórnia. Ela tem outras propriedade em lugares como Nova York e Havaí - Reprodução - Reprodução
A verdadeira casa de Julia Roberts: um rancho em Malibu, na Califórnia. Ela tem outras propriedade em lugares como Nova York e Havaí
Imagem: Reprodução

Um alento para os "famosos por acaso" veio em 2018, quando Conselho Municipal de Los Angeles proibiu alto-falantes nos ônibus de turismo de dois andares, restringiu o acesso a ruas estreitas e sinuosas em algumas regiões da cidade e aumentou a fiscalização das vans utilizadas nos "tours das celebridades".

Como fazer o tour das casas dos famosos por conta própria

Fazer sua "caça aos famosos" com mais liberdade e encarando como uma diversão (e sem o espírito stalker, vale frisar) pode ser um forma curiosa de ir conhecendo a cidade e seus bairros.

Para começar, é importante saber que o transporte público é algo que, definitivamente, não funciona em Los Angeles — nem para os residentes, muito menos para os turistas. Por isso, todos utilizam automóvel na cidade. Considere alugar um carro para ter maior mobilidade para ir aos locais interessantes.

Vista de Los Angeles a partir do famoso letreiro Hollywood - Vista de Los Angeles à partir do famoso letreiro Hollywood - Vista de Los Angeles à partir do famoso letreiro Hollywood
Vista de Los Angeles a partir do famoso letreiro Hollywood
Imagem: Vista de Los Angeles à partir do famoso letreiro Hollywood

Na região da calçada da fama, é possível comprar mapas com os endereços de celebridades e escolher quais famosos deseja visitar com ajuda do GPS — entretanto, os endereços listados podem estar desatualizados (os astros vivem trocando de residência). A outra opção (ou o "check" adicional ao mapa), é buscar na internet onde o seu ídolo reside. Alguns sites específicos revelam a localização e as fotos (muitas captadas de cima, via Google Earth), como o Virtual Globe Trotting, com informações que costumam ser atualizadas.

Uma área interessante de se percorrer é a Mulholland Drive, com uma vista cênica da metrópole. É ali onde vivem vários astros, como Jack Nicholson, que comprou a mansão do eterno galã Marlon Brando [1924 -2004], em 2005, por 5 milhões de dólares. A poucos quilômetros dali, vivia a bela ex-pantera e bondgirl Tanya Roberts [1955 - 2021] em uma casa modesta para os padrões de Hollywood, avaliada em 3 milhões de dólares.