Topo

Busca por viagens a destinos 'solares' em 2021 superou números pré-pandemia

Praia de Waikiki, em Honolulu, no Havaí: Destino foi um dos mais procurados em 2021 - Michelle Mishina-Kunz/The New York Times
Praia de Waikiki, em Honolulu, no Havaí: Destino foi um dos mais procurados em 2021 Imagem: Michelle Mishina-Kunz/The New York Times

De Nossa

15/12/2021 08h56

Depois de quase dois anos de home office e isolamento social, os viajantes querem mesmo é lazer ao ar livre. Esta foi a conclusão da retrospectiva 2021 do TripAdvisor, a plataforma de recomendações — seja de hotéis, restaurantes, passeios e outras atrações — para quem está fechando as malas.

O estudo divulgado nesta terça (14) revelou que este ano contou com mais do que o triplo (3,2 vezes, para ser mais exato) de reservas de experiências em Honolulu, no Havaí, do que no período anterior à pandemia.

Levando em consideração que o Havaí só reabriu para visitantes internacionais, assim como o restante dos EUA, em 8 de novembro, o número é expressivo e não só revela a força do mercado doméstico de viagens nos EUA como o desejo de retomada do turismo, mesmo que seja mais próximo de casa.

Esta, aliás, foi uma tendência observada pelos experts da plataforma, que viu seu fórum receber mais de 5 mil sugestões de passeios grandes ou pequenos, muitos locais.

Punta Cana, na República Dominicana - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Punta Cana, na República Dominicana
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Outros destinos ensolarados, no entanto, também lideraram o crescimento nas reservas e no planejamento de viagens dos usuários. Cancún, no México, foi 17% mais buscado do que em 2020; já Punta Cana, na República Dominicana, teve um salto de 96% em relação ao ano anterior pelo combo praias paradisíacas e preços mais enxutos do que outros destinos tropicais.

Com águas claras, Sharm El Sheikh, no Egito, também foi 106% mais procurado do que no ano de 2020. Mas não foram apenas as areias que reinaram nos sonhos dos viajantes. Outros destinos que oferecem boas atividades ao ar livre, como trilhas, se destacaram.

Denver, no Colorado, que oferece justamente a oportunidade de explorar as montanhas de seus parques, viu suas reservas aumentarem em 65% em 2021 em comparação com 2019, antes da pandemia.

Busca por OVNIs em Sedona está em alta - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Busca por OVNIs em Sedona está em alta
Imagem: Arquivo pessoal

Sedona, no Arizona, teve um salto de expressivos 116% nas reservas de hotéis em relação também ao ano anterior à covid-19 impulsionado pelos mistérios de seu tour noturno de caça aos OVNIs.

Ontário, no Canadá, a terra natal das Cataratas de Niágara, teve um crescimento de 313% em reservas desde sua reabertura para visitantes em relação a 2019, também. A cidade oferece uma aventura de helicóptero muito comentada no TripAdvisor para explorar as quedas d'água locais.

Outros destinos que despertaram o interesse dos viajantes foram Moab, em Utah (53% mais reservas em 2021 do que em 2019), pela sua trilha extrema do tipo rally; e La Fortuna de San Carlos, na Costa Rica (com 152% mais reservas este ano que pré-pandemia), especialmente devido ao seu tour selvagem para conhecer os bichos-preguiça da região.

Cataratas do Niágara - iStock - iStock
Cataratas do Niágara, no Canadá
Imagem: iStock

A plataforma ainda informou que 309.270 novas acomodações — sejam hotéis, pousadas, entre outros — estrearam este ano em seu banco de dados, indicando o início da recuperação do turismo. Além disso, já há mais de 66 mil roteiros de viagens salvos no TripAdvisor salvos para 2022.