Topo

Decoração "express" transforma a casa sem obras; veja antes e depois

Mudanças pontuais marcam a tendência que ganhou força na pandemia - Fabíula Tenório
Mudanças pontuais marcam a tendência que ganhou força na pandemia
Imagem: Fabíula Tenório

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

19/11/2021 04h00

Sabe quando você quer morar em um lugar recém-saído do Pinterest? Exageros à parte, muitas vezes a gente quer que nossa casa fique linda rápido, sem gastar muito e com a nossa cara, claro. A consultoria express ganhou força durante a pandemia justamente para aumentar o bem-estar em casa.

Na prática, o serviço é feito por arquitetos ou designers de interiores que guiam o morador a atualizar algum ambiente, adaptá-lo a novas funções ou mesmo resolver coisas que estão incomodando. Tudo isso sem fazer obras, sem desenhar marcenaria ou mesmo partir para detalhamentos maiores.

Um projeto mais aprofundado exigiria mais tempo, naturalmente, além de verba maior. Não é essa a função do serviço, dizem os profissionais. Aqui eles contam como funciona esse "passe de mágica".

Ânimo na casa

O arquiteto Robert Robl já fazia consultoria express há anos, mas a pandemia aumentou a procura. "Adaptar home office e home schooling ao quarto, fazer uma nova pintura e dar vida nova aos ambientes são alguns dos motivos de busca desse serviço", conta. Gire a galeria e veja uma das transformações:

No caso dele, o valor é mínimo e descontado nas peças vendidas em sua loja de garimpos, a Cápsula Decor. "Geralmente o cliente já tem o ambiente montado. Faço um layout para visualizar cores, proporção e reaproveito muitas peças que ele já possui. Complemento o que ele já tem, produzindo e tornando o ambiente mais rico". Em 30 dias o resultado surge.

Robert atua ao lado do florista Tomaz Pinto, da Blooms Oficial, que adapta urban jungles ao espaço que a pessoa tiver. O trabalho não envolve quebra-quebra. "Adoro o fato de ser rápido. O resultado é surpreendente. Com uma personalização, a casa se torna outra", diz ele, que mistura peças vintage como um diferencial, priorizando a sustentabilidade, o estilo e objetos mais exclusivos.

Atualizar o que já se tem

Erika Medeiros tem como carro-chefe o decor express — a designer de interiores chega a atender de três a cinco clientes por mês com esse pedido. "É uma solução mais voltada à produção mesmo. O cliente entra em contato, faço uma visita e avaliamos se é 'express' ou se demanda projeto mais detalhado", diz ela, que em 30 dias conduz ao cenário pronto.

Como era a sacada antes do décor express - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Como era a sacada antes do décor express
Imagem: Arquivo pessoal
E após a orientação de Erika  - Aline Resende - Aline Resende
E após a orientação de Erika
Imagem: Aline Resende

Geralmente Erika reaproveita muito do que o cliente tem. "Ele recebe um layout e pode fazer as alterações com ou sem meu acompanhamento. Mas tenho combos que agregam todos os serviços", diz.

Com a pandemia o atendimento tem sido online, mas ela viu crescer o número de moradores que já tem bastante conhecimento e só precisa de uma direção melhor para transformar.

Vejo que muitos clientes nos veem como maestros que orquestram suas referências e isso é muito bom. Mudar a casa vai além da estética, traz bem-estar"

5 antes e depois do décor express (gire a galeria)

Os benefícios são enormes, ela avalia: "Como morador, é preciso buscar essa identificação com o espaço. Trazer um toque novo e mudar itens faz você se apaixonar de novo pela casa. Há momentos. Às vezes o cliente não está pronto para fazer um projeto, que demanda mais tempo. Precisa se reconectar com esse lugar. A solução express traz esse ânimo.

Dias para mudar a vida

A consultoria expressa da designer de interiores Gabriele Serafineli é o principal negócio de sua empresa há cinco anos. O cliente manda as imagens ou vídeos da casa ou de um ambiente, conta em detalhes seus desejos e envia as medidas do espaço.

O quarto antes... - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O quarto antes...
Imagem: Arquivo pessoal
... e depois da transformação - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
... e depois da transformação
Imagem: Arquivo pessoal

Depois desse levantamento, o trabalho dela se dá em cinco dias úteis para cada ambiente. "Durante a consultoria envio imagens de referência, links para compra, e ao final fico disponível para tirar as últimas dúvidas."

Entre o público que mais procura o serviço estão mulheres de 35 a 45 anos — geralmente mães que precisam adaptar a casa às mudanças da família.

Gosto de descobrir a essência do cliente, saber o que a pessoa mais gosta no ambiente e o que menos gosta. A partir disso mudamos tudo."

Home office com novo layout após a consultoria - Divulgação - Divulgação
Home office com novo layout após a consultoria
Imagem: Divulgação

Novas realidades

Com a pandemia — e no mundo que estamos vivendo em direção ao fim dessa fase — as consultorias express são um jeito de adequar o design de interiores às necessidades das pessoas, de acordo com Alice Sturari, diretora da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) em Campinas.

Os moradores passaram mais tempo em casa, olhando para detalhes que passavam despercebidos. Fiz vários projetos pontuais em que não conheci meus clientes pessoalmente. Percebemos que virtualmente conseguimos ter grande proximidade também"

É aí que a ambientação entrou em cena. No escritório de Alice, após organizar o briefing, a produção do cenário ocorre em um dia. "O serviço é uma repaginação para deixar um ambiente mais confortável. É quando o espaço está pronto e ganha um upgrade."

De acordo com ela, a ABD está em processo de criação de uma tabela de honorários para esse serviço específico. Até lá, vale a boa pesquisa: cruze estilos, valores, veja quem mais se adequa ao seu orçamento e injete alto-astral na sua casa.