Topo

Decoração que cabe no bolso: casa no RJ aposta em ideias criativas

Bruna, do Casinha 78, apostou em improvisações e clima boho em seu apê - Arquivo Pessoal
Bruna, do Casinha 78, apostou em improvisações e clima boho em seu apê Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

30/09/2021 04h00

Há quatro anos, Bruna Fraga Rocha e Ailton Gomes de Moura ergueram a tão sonhada casa própria em Nova Iguaçu. Traziam as filhas Alyssa, 11, e Manu, 8, e a avó Edir, de 85 anos. Há 14 meses, chegou Matheus.

Uma grande família, certamente, seria a desculpa perfeita e compreensível para deixar a decoração em último plano. Mas Bruna é inquieta. "Estou sempre buscando alternativas para fazer o que posso pela casa, para tornar a vida da minha família mais feliz", conta.

Apaixonada por decoração, ela sempre sonhou em cursar Arquitetura, mas enquanto esse dia não chega, realiza as vontades com a prática. "Gosto de encontrar soluções que caibam no meu bolso e não espero o marido ter tempo, vou lá e faço. Sempre tenho tinta branca e pigmentos em pó, assim mudo cada ambiente", ri.

Bruna e a cachorra no canto da sala feito com ripas de pínus na parede - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Bruna e a cachorra no canto da sala feito com ripas de pínus na parede
Imagem: Arquivo Pessoal

O primeiro foi seu quarto. "Dividimos nosso espaço com o Matheus, então delimitei um cantinho para ele usando tinta e coloquei a cama. Deu outra cara", diz ela, que mostra tudo no perfil @casinha_78. "Aprendi vendo vídeos e errando. Algumas coisas deram errado, mas o importante é não desistir, porque o resultado compensa tudo."

O painel board and batten foi inspirado na Casa Verde — essa história você já viu aqui em Nossa -- "Sempre quis ter uma casa com cara de americana, e a Shana mostrou ser possível. Foi um sucesso aqui." Na cabeceira, sousplats de palha trazem um ar boho. De outro lado, ripas de pínus deram um toque acolhedor. "Estou sempre inventando moda."

Sala do apê decorada com sousplats  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala do apê decorada com sousplats
Imagem: Arquivo Pessoal
Prateleiras para livros e brinquedos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Prateleiras para livros e brinquedos
Imagem: Arquivo Pessoal

Banheiro com palitos de picolé

O banheiro antes da reforma - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O banheiro antes da reforma
Imagem: Arquivo Pessoal
Após a reforma, banheiro ganhou novo visual - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Após a reforma, banheiro ganhou novo visual
Imagem: Arquivo Pessoal

Veja então o banheiro, cujo antigo revestimento azul não agradava mais. Ganhou alto-astral imediato: "usei palitos de picolé para criar uma faixa de madeira e vinil adesivo para revestir a pia — ele é mais encorpado que o adesivo comum e possibilita molhar", conta.

Tendo filhos, uma pintura de parede que levaria uma tarde pode levar uma semana, mas não desisto."

Detalhes da decoração do banheiro reformado - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração do banheiro reformado
Imagem: Arquivo Pessoal

Plantas, você já sabe e Bruna também, são aquele recurso que alegra cada cantinho. Por isso, elas estão por toda parte, arrematando os espaços transformados.

"Não paro. Crio e tenho pouco tempo, mas sigo transformando a casa."

Sala de estar do apartamento com shiplap na parede - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar com shiplap na parede
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha com prateleiras feitas com sobras de MDF - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha com prateleiras feitas com sobras de MDF
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas de Bruna para dar cara nova à casa com criatividade

  • Siga com coragem. "O mais importante é não desistir. Nossa casa tem que ser um refúgio. Não deixe a falta de dinheiro atrapalhar esse processo. Ressignifique e transforme aos poucos, dentro das suas possibilidades."
  • Aposte em pintura. "Com tinta branca de qualidade e pigmento você consegue criar qualquer cor, e isso custa menos do que comprar tinta pronta. Faço um teste e encontro o tom que quero 'no olho mesmo'."
  • Verde. "As plantas dão vida e fazem a mágica acontecer. Sempre cabe mais uma aqui. Mas não compro, peço mudas para as vizinhas e muitas vezes troco com elas."
  • Aprenda a apreciar o processo. "Aqui as coisas são feitas quando posso, não quando quero. Temos que entender que tudo leva seu tempo. Isso é bom porque estou sempre tendo novas ideias e só quando tenho certeza é que coloco em prática."
  • Tenha boas referências. "Acho lindo casa gringa, é o estilo que busco. Mas misturo o estilo boho, o estilo farm house e adapto com mais autenticidade."

@s que me inspiram

@boechathome

“Buanna é uma pessoa leve, descontraída e na decoração reflete isso. A casa dela é sofisticada e sem muita informação. É um perfil que gosto muito de acompanhar.”

@casa.telhado

“Gosto da leveza que a Carmen traz ao perfil. Ela tem um gosto para decorar. A cozinha é uma inspiração, um dia chego nesse nível, pois ela é um sonho. Fora que a própria Carmen expressa uma calma que me inspira.”