Topo

Canadá passará a exigir prova de vacinação de viajantes maiores de 12 anos

A cidade de Québec (foto), um dos principais pontos turísticos canadenses: País exigirá documento a partir de 30 de outubro - Divulgação
A cidade de Québec (foto), um dos principais pontos turísticos canadenses: País exigirá documento a partir de 30 de outubro Imagem: Divulgação

De Nossa

07/10/2021 13h19

Viajantes maiores de 12 anos que circularem de trem ou avião pelo território canadense deverão apresentar prova de vacinação, anunciou nesta quarta (6) o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Segundo o novo plano de combate à covid-19 estabelecido pelo governo do Canadá, a exigência entra em vigor a partir de 30 de outubro.

No entanto, será possível viajar apenas com a apresentação de um teste molecular negativo, realizado em até 72 horas antes do trajeto, até 30 de novembro, durante o período de transição para acomodar as mudanças.

Ainda de acordo com o anúncio do escritório do Primeiro-Ministro, o governo está trabalhando no momento para alinhar as exigências ao setor de navios de cruzeiros, que deverão em breve também exigir a vacinação completa de passageiros para o embarque.

Trabalhadores do setor público, como policiais, também serão obrigados a se vacinar até 29 de outubro. Caso contrário, serão submetidos em licença administrativa sem pagamento a partir de 15 de novembro.

Já viajantes que não obedecerem às regras ou apresentarem documentos falsos deverão pagar multa. Para aqueles que viajam por trem ou navio, o valor pode chegar a 250 mil dólares canadenses por dia, cerca de R$ 1,1 milhão. Já para os turistas que chegam por avião, o valor é de 5 mil dólares canadenses, ou R$ 22 mil.

Regras para entrada no país

Desde 7 de setembro, brasileiros já podem fazer turismo no Canadá por via aérea, marítima ou férrea.

No entanto, para ser recebido no desembarque no país, é necessário não ter sintomas ou sinais da covid-19, ter sido imunizado com uma das vacinas reconhecidas no país, ter tomado a última dose há pelo menos 14 dias, enviar prova digital de vacinação através da plataforma ArriveCAN e apresentar um teste do tipo PCR negativo em até 72 horas anterior à chegada, caso não tenha tido a doença ainda.

Além disso, para aqueles que tiveram a covid-19, é válida a apresentação de um teste que comprove a infecção nos últimos 14 a 180 dias no lugar do PCR negativo nas 72 horas anteriores ao embarque. Testes de antígenos não são aceitos pelas autoridades de fronteira.

Não é preciso se submeter a testes adicionais ao chegar em território canadense, no entanto, o governo local selecionará aleatoriamente turistas que deverão fazer um teste molecular para a covid-19 no primeiro dia no país para controle da pandemia.

Os órgãos de saúde pública canadenses reconhecem as vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca/Covishield (produzida no Brasil pela Fiocruz) e Janssen. Visitantes que completaram o esquema vacinal de algum destes imunizantes não precisarão mais cumprir quarentena.

Crianças menores de 12 anos que não foram vacinadas, caso estejam viajando com pais ou responsáveis totalmente imunizados, também não precisam mais cumprir a quarentena de 14 dias, mas devem evitar aglomerações ou atividades de grupo nas duas semanas seguintes ao desembarque.