Topo

Ter um terno ajustado ao corpo talvez não seja a melhor opção no momento

Enquanto os famosos apostam em blazers e calças com proporções desreguladas, as grifes ditam versões longes de estarem "fit" ao corpo - Getty Images
Enquanto os famosos apostam em blazers e calças com proporções desreguladas, as grifes ditam versões longes de estarem "fit" ao corpo
Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

05/10/2021 04h00

Um bom blazer e uma calça social compõem o traje perfeito para ocasiões mais sociais, desde uma reunião até eventos festivos, como um casamento, por exemplo. A busca por essas peças é, na maioria das vezes, baseada em um pilar: o caimento perfeito ao corpo. Mas talvez seja hora de se desprender desse pensamento.

Isso porque o terno desajustado vem fazendo fortes declarações nos red carpets internacionais. Com a palavra "desajustado", quero dizer: mangas mais compridas, calças não tão retas e recortes que fogem do comum. Esse é um oferecimento: Geração Z, em busca da imperfeição.

O mais recente deles foi o cantor Justin Bieber. Embora no Met Gala seja comum que as roupas sejam mais extravagantes, o "quadradinho" ainda aparece, mas esse não foi o caso do canadense.

Para a sua passagem no baile, ao lado da esposa, Hailey Bieber, o bad boy da música pop posou para as fotos enquanto a barra da calça se rastejava ao chão e criava uma dimensão desproporcional da parte de cima do terno.

O visual era da Drew, marca comandada pelo próprio artista, e vinha acompanhado de tênis nos pés. O clássico par de sapatos brancos, assim como o ator Timothée Chalamet.

Justin Bieber ao lado da esposa, Hailey Bieber - Getty Images - Getty Images
Justin Bieber ao lado da esposa, Hailey Bieber
Imagem: Getty Images

Ainda no Metropolitan Museu of Art, em Nova York, quem também deu as caras com um look usando recortes diferentes do que estamos acostumados a ver foi A$AP Rocky.

O blazer, nesse caso, deixava à mostra um bom naco da camisa branca na cintura e nas mangas. Quase uma versão inversa do oversized — e muito provavelmente aprovado por sua namorada, ninguém menos do que Rihanna.

A$AP Rocky ao lado de Rihanna - Getty Images - Getty Images
A$AP Rocky ao lado de Rihanna
Imagem: Getty Images

Não precisamos nos ater apenas ao Met Gala. No VMA, o prêmio da MTV, quem protagonizou o time dos ternos nada-certinhos foi Shawn Mendes.

O galã da música pop atual se vestiu todo de branco para apresentar um look ideal para um casamento na praia ou uma festa social de fim de ano. As calças (muito) mais larga que o habitual foram combinadas com um blazer na mesma cor e, para finalizar, uma regata para destacar os acessórios no pescoço.

Mais uma prova de que quem faz as proporções agora somos nós mesmos.

Shawn Mendes - Getty Images - Getty Images
Shawn Mendes
Imagem: Getty Images

Como as marcas estão se apropriando?

Pernas mais largas, mangas que não terminam nos pulsos e uma cintura imperceptível são algumas das interpretações para os novos ternos - Divulgação/Jacquemus - Divulgação/Jacquemus
Pernas mais largas, mangas que não terminam nos pulsos e uma cintura imperceptível são algumas das interpretações para os novos ternos
Imagem: Divulgação/Jacquemus

Já nas passarelas, não há surpresa, lá estão eles mais uma vez. A tendência apareceu constantemente nas coleções das grifes voltadas ao público masculino.

Dando continuidade ao que foi apresentado para 2021, a francesa Jacquemus foi além dos fechos cruzados e introduziu a nós, em "La Montaigne", um blazer que parece encaixotar a região do tronco com recortes quadrados.

Jacquemus | Primavera/Verão 2021 - Divulgação - Divulgação
Jacquemus | Primavera/Verão 2021
Imagem: Divulgação
Jacquemus | Outono/Inverno 2022 - Divulgação - Divulgação
Jacquemus | Outono/Inverno 2022
Imagem: Divulgação

Para a coleção masculina de Outono, a também francesa Lanvin também declarou au revouir para os modelos fit — em que o caimento é pensado objetivamente a fim de que tudo esteja perfeitamente diagramado no corpo do cliente, a depender do tamanho das peças.

Entre as roupas apresentadas, surgiram desde os ternos que, por completo, escondiam o corpo com camadas de tecido infladas até os que apenas os blazers criavam maior volume ao corpo.

Lanvin | Outono 2021 - Divulgação - Divulgação
Lanvin | Outono 2021
Imagem: Divulgação
Lanvin | Outono 2021 - Divulgação - Divulgação
Lanvin | Outono 2021
Imagem: Divulgação

Dos famosos às passarelas, as influências para um terno menos ajustado estão por todos os lados. Talvez seja importante levar essas considerações na hora de comprar o próximo terno para o seu guarda-roupas.