Topo

Traição e tradição: por que Diana se recusou a usar Chanel após o divórcio?

Após o divórcio do príncipe Charles, Lady Di parou de usar a grife francesa. Entenda a história. - Tim Graham Photo Library via Getty Images
Após o divórcio do príncipe Charles, Lady Di parou de usar a grife francesa. Entenda a história.
Imagem: Tim Graham Photo Library via Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

30/09/2021 04h00

Um dos filmes mais esperados deste ano é "Spencer". A trama, que será lançada em novembro, vai girar em torno do Natal da família real britânica em que Diana decidiu se divorciar do príncipe Charles. Quem dará vida à princesa no longa-metragem é a atriz Kristen Stewart, que chamou atenção nas redes sociais e na mídia pela semelhança com Lady Di por meio da caracterização.

Na primeira imagem divulgada, Kristen mostrou que a moda fará parte da narrativa, assim como em "The Crown" — o que não é de se estranhar, visto o status alcançado por Diana como influenciadora no estilo para muitas mulheres, até hoje. No registro em questão, a estrela de Hollywood aparece usando um casaco vermelho da Chanel apresentado na coleção Outono/Inverno 1988-89, à época sob o comando de Karl Lagerfeld.

Primeira imagem de Kristen Stewart caracterizada como a princesa Diana para o filme "Spencer". Na imagem, a atriz aparece usando um casaco vermelho da Chanel - Divulgação - Divulgação
Primeira imagem de Kristen Stewart caracterizada como a princesa Diana para o filme "Spencer". Na imagem, a atriz aparece usando um casaco vermelho da Chanel
Imagem: Divulgação

O look recria a roupa usada por Lady Di no Natal retratado no longa-metragem — embora, na ocasião, o sobretudo da princesa não fosse um Chanel.

Princesa Diana em registro feito durante o Natal, em 1993, retratado em "Spencer" - Getty Images - Getty Images
Princesa Diana em registro feito durante o Natal, em 1993, retratado em "Spencer"
Imagem: Getty Images

Além desse, o vestido usado por Kristen Stewart no poster oficial de "Spencer" também é da Chanel. A peça levou mais de mil horas para ser finalizada.

Pôster oficial de "Spender", em que Kristen Stewart aparece, de costas, com vestido da Chanel - Divulgação - Divulgação
Pôster oficial de "Spender", em que Kristen Stewart aparece, de costas, com vestido da Chanel
Imagem: Divulgação

A presença da etiqueta francesa em "Spencer" não é surpreendente, por dois motivos.

O primeiro deles implica no fato de que Kristen Stewart é um dos rostos da label — marcando presença nos principais desfiles e vestindo-a para red carpets. No longa "Personal Shopper" (2016), inclusive, também protagonizado pela atriz, o figurino é recheado por peças da Chanel.

Já o segundo motivo está no fato de que Diana, até o fim da sua vida, criou uma longa parceria com a Chanel. No entanto, a relação com a grife se tornou conflituosa após a separação de Charles, anunciada em 1992 e oficializada em 1996.

O motivo para isso? O logotipo da marca.

A relação entre Diana e a Chanel

Entenda os altos e baixos entre a relação da princesa com a grife francesa - Getty Images - Getty Images
Entenda os altos e baixos entre a relação da princesa com a grife francesa
Imagem: Getty Images

Para entendermos a história, primeiro precisamos voltar para 1988. Foi nesse ano que Diana realizou sua primeira turnê mundial, sendo uma das cidades visitadas Paris, na França.

A escolha da roupa utilizada para cada uma das paradas, durante as viagens, era essencial. Praticamente um cumprimento de etiqueta social. Para ajudá-la no que vestir em terras francesas, Lady Di buscou conselhos de sua stylist, a editora de moda da "Vogue" Anna Harvey.

Em entrevista ao "The Telegraph", Harvey, que faleceu em 2018, contou que a ideia era que a princesa saísse do avião usando um estilista francês: "Chanel foi a escolha óbvia, esse foi o começo do relacionamento", disse à publicação.

Princesa Diana chegando em Paris, na França, vestindo Chanel dos pés à cabeça - Jayne Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images - Jayne Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images
Princesa Diana chegando em Paris, na França, vestindo Chanel dos pés à cabeça
Imagem: Jayne Fincher/Princess Diana Archive/Getty Images

As roupas da grife parisiense continuaram a aparecer nos looks de Diana, a partir dos anos 1990. No entanto, havia um empecilho: o logotipo da marca, que traz duas letras "C" entrelaçadas.

Em "Diana: In Her Own Words", disponível na Netflix, a princesa relembra suas primeiras suspeitas sobre a traição de Charles com sua atual companheira, Camilla.

O príncipe teria aparecido com um par de abotoaduras que traziam duas letras "C" entrelaçadas, assim como da Chanel. Quando questionado, ele revelou que era um presente de Camilla, o que despertou ciúmes em Lady Di. Afinal, nada mais romântico do que juntar as iniciais do seu nome com a do amado.

A Chanel, a partir de então, passaria a ser uma possível ferramenta com que Diana se comunicasse com o mundo.

Ironicamente (ou não), quando o primeiro-ministro John Major anunciou a separação de Charles e Diana, em 1992 — época em que o caso entre Charles e Camila ainda não era de conhecimento público —, a princesa escolheu uma jaqueta azul-marinho da grife francesa para a primeira aparição após a divulgação da notícia. Lá estavam os "C's" entrelaçados.

Princesa Diana, em 1992, com jaqueta da Chanel em sua primeira aparição após o anúncio do fim do casamento com Charles - Getty Images - Getty Images
Princesa Diana, em 1992, com jaqueta da Chanel em sua primeira aparição após o anúncio do fim do casamento com Charles
Imagem: Getty Images

Se ela queria enviar uma mensagem com isso, nunca poderemos saber. A interpretação é livre, mas parece conveniente.

Agora, se você está se perguntando se isso seria uma mera coincidência ou Diana tinha ideia da proporção midiática de sua atitude, o editor de moda australiano Jayson Brundson pode ter sanado essas dúvidas em entrevista à "Harper's Bazaar Australia".

Segundo o designer, em um encontro com Diana, poucos anos depois, enquanto se preparavam para um jantar de gala ele sugeriu que a princesa usasse um par de sapatos da Chanel, os quais "combinariam com o vestido da Versace". A resposta dela foi:

Não, não posso usar C's vinculados, o C duplo. É de Camilla e Charles."

Roupas da Chanel pareciam ser usadas por ela em momentos oportunos. Sendo alguns deles o primeiro Dia dos Namorados após a finalização do divórcio, em 1997, e a confirmação de príncipe William ao trono inglês, no mesmo ano.

Diana vestindo Chanel no Dia dos Namorados - Getty Images - Getty Images
Diana vestindo Chanel no Dia dos Namorados
Imagem: Getty Images
Diana vestindo Chanel na confirmação de William - Getty Images - Getty Images
Diana vestindo Chanel na confirmação de William
Imagem: Getty Images

Mesmo que cheio de significados, sejam eles bons ou ruins, o relacionamento entre a princesa e a etiqueta foi duradouro. A última vez em que ela foi vista usando a grife foi em junho de 1997, dois meses antes da sua morte.

Assim como com o "vestido da vingança", a moda narrou parte da vida pessoal de Diana aos olhos do público. E fez história mais uma vez.