Topo

Portugal prorroga período de restrições aos viajantes brasileiros

Lisboa, Portugal - Getty Images
Lisboa, Portugal Imagem: Getty Images

De Nossa

09/08/2021 10h33

O governo português ampliou, na última semana, o período de restrições para viajantes brasileiros com destino ao país. O atual despacho, publicado na sexta (6) no Diário Oficial português, mantém até 31 de agosto de 2021 as regras que impõem que apenas cidadãos do Brasil com motivos essenciais — necessidade de trabalho, reunião familiar, saúde, ou razões humanitárias — podem desembarcar no país europeu.

Além disso, ao chegar, viajantes que partiram de voos do Brasil devem apresentar exame negativo para a covid-19 e se submeter a um período de quarentena de 14 dias, a não ser que possuam o certificado digital de vacinação da União Europeia, disponível para os nativos do continente e estrangeiros residentes na Europa.

Na quarta-feira (4), o ministro de Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, anunciou que Brasil e Portugal estudam, juntos, a flexibilização das regras para entrada de passageiros brasileiros.

Augusto Santos Silva afirmou que a avaliação das restrições serão feitas conforme a situação da pandemia evoluir em cada um dos países. Ao lado do chefe da diplomacia espanhola, José Manuel Albares, ele acrescentou que as diferenças de critérios entre Portugal e Espanha para o reconhecimento de vacinas contra a covid-19 também serão levadas em consideração para o relaxamento das restrições.

Atualmente, a Espanha reconhece todas as vacinas aprovadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o que inclui imunizantes de origem chinesa, como a Coronavac, e indiana, como é o caso da AstraZeneca-Covishield, importada pelo Brasil.

Já Portugal segue as orientações da Agência Europeia de Medicamentos, que deu sua aprovação apenas às vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca-Vaxzeveria (produzida no Reino Unido), Moderna e Janssen.