PUBLICIDADE
Topo

Pode guardar comida quente? Aprenda a acondicionar alimentos corretamente

De Nossa

06/08/2021 04h00

Para dar vida nova à comida já pronta e evitar o desperdício é essencial pensar em segurança alimentar. Neste episódio de Vai Ter Churras, Bruno Salomão explica a melhor forma de resfriar as comidas e guardá-las certinho.

De acordo com ele, a exposição dos alimentos ao oxigênio faz desenvolver bactérias aeróbicas, que podem fazer mal para a saúde. É por esse motivo que muitos alimentos são vendidos embalados a vácuo. Em casa, porém, a técnica é outra.

Como quase ninguém tem máquina a vácuo para interromper esse contato com o ambiente externo, a dica é usar a temperatura como aliada.

Alimentos nos potes: só depois de frios - Angelina Zinovieva/Getty Images/iStockphoto - Angelina Zinovieva/Getty Images/iStockphoto
Alimentos nos potes: só depois de frios
Imagem: Angelina Zinovieva/Getty Images/iStockphoto

Pensando que as bactérias se desenvolvem mais entre 5ºC e 65ºC, não se deve — nunquinha — levar comidas quentes tampadas direto para a geladeira.

Qual a forma certa, então? A sugestão de Bruno é o chamado banho-maria invertido, que consiste em colocar a comida num saco plástico e mergulhá-lo dentro de uma tigela com gelo, deixando esfriar por uns 10 minutinhos.

Depois, acondicione o alimento em potes herméticos e, aí sim, leve ao refrigerador. Assim, você garante comidinhas seguras e saborosas com desperdício zero.

Banho-maria invertido para esfriar os alimentos - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Banho-maria invertido para esfriar os alimentos
Imagem: UOL/Nossa

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.