PUBLICIDADE
Topo

Prancha gigante e cães ao mar: como Huntington Beach virou ícone do surfe

Huntington Beach, a capital do surfe nos Estados Unidos - Corey Goforth/Visit Huntington Beach
Huntington Beach, a capital do surfe nos Estados Unidos
Imagem: Corey Goforth/Visit Huntington Beach

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

20/07/2021 04h00

No endereço mais surfista da Califórnia sempre tem alguma coisa acontecendo, já avisariam Jan & Dean na canção "Surf City", sucesso de 1963 inspirado nessa praia a 64 quilômetros de Los Angeles.

Huntington Beach, oficialmente a "Cidade do Surfe" por conta da qualidade de suas ondas, é mais do que inspiração para letras de clássicos do surf rock de bandas como The Beach Boys.

Essa antiga região agrícola assistiu aos havaianos George Freeth e Duke Kahanamoku fazerem manobras no início do século passado; viu nascer a primeira loja de pranchas, em 1956; e desde, 1959, abriga o US Open of Surfing, a maior competição do gênero no mundo e a primeira dos Estados Unidos.

Huntington Beach  - Craig Larson/Visit Huntington Beach - Craig Larson/Visit Huntington Beach
Huntington Beach
Imagem: Craig Larson/Visit Huntington Beach

Aliás, o ícone arquitetônico da cidade, o Huntington Beach Pier, teve até demonstrações de manobras de Freeth, em 1914, no dia da inauguração dessa construção de 563 metros que avança sobre o oceano Pacífico. O convite foi feito por Henry Huntington, o magnata das ferrovias que dá nome a Huntington Beach.

HB, como o destino é conhecido, tem também a Surfing Walk of Fame, uma calçada da fama como a de Hollywood com a marca dos pés e das mãos de lendas do surfe, e o Surfers' Hall of Fame, onde fica a estátua de bronze de Duke Kahanamoku, nadador havaiano considerado o "pai do surfe moderno".

Estátua do surfista Duke Kahanamoku no Hall of Fame, em Huntington Beach  - Eduardo Vessoni - Eduardo Vessoni
Estátua do surfista Duke Kahanamoku no Hall of Fame, em Huntington Beach
Imagem: Eduardo Vessoni

Praia boa para cachorro

Huntington Beach é para todos. Literalmente.

Com a proibição de entrada de pets nas praias da Califórnia, a cidade tem uma faixa de areia para cachorros criada por Martin Senat, após uma longa campanha para que a Câmara Municipal aprovasse seu uso exclusivo para banhistas caninos.

Surfe com cachorro em Huntington Beach  - Daren Fentiman/Visit Huntington Beach - Daren Fentiman/Visit Huntington Beach
Surfe com cachorro em Huntington Beach
Imagem: Daren Fentiman/Visit Huntington Beach

E por ali o serviço é completo.

Entre a avenida Seapoint e a rua 21, a Huntington Dog Beach tem 2,4 quilômetros de extensão e é equipada com rampas de acesso, bebedouros de água para cachorro e dispensers com sacolinhas para descarte de fezes.

Com uma praia de 16 quilômetros contínuos de areia, margeada por uma longa ciclovia, Huntington Beach respira a cultura do surfe, mas não vive apenas do passado.

Dog Beach, em Huntington Beach  - Visit Huntington Beach - Visit Huntington Beach
Dog Beach, em Huntington Beach
Imagem: Visit Huntington Beach

Maior prancha do mundo

Um dos seus títulos surfistas mais recentes foi dado pelo Guinness World Records, em 2015, quando a maior prancha do mundo foi surfada por 66 pessoas, ao mesmo tempo.

Para colocar essa gigante de quase 13 metros de comprimento e 3.37 metros de largura foi preciso usar uma empilhadeira. Atualmente, a prancha fica exposta na área externa do International Surfing Museum, outro clássico de Huntington Beach.

Fundado por Natalie Kotsch, uma canadense que até conhecer a cidade não tinha nenhuma relação com o surfe, esse pequeno museu inclui peças históricas como a prancha de madeira usada por Duke Kahanamoku.

Mas o acervo local vai além das manobras no mar e conta também com peças relacionadas à cultura surfista, como a primeira guitarra elétrica do músico Dick Dale.

International Surfing Museum, em Huntington Beach  - Eduardo Vessoni - Eduardo Vessoni
International Surfing Museum, em Huntington Beach
Imagem: Eduardo Vessoni

Conhecido como o "Rei da Guitarra do Surf", o músico do "bronzeamento natural porque frequentava a praia de Huntington Beach", como é descrito na capa do disco "King of the Surf Guitar", é considerado o criador do surf rock, gênero que teria sido inspirado nos sons das ondas.

Morto em 2019, Dick Dale entrou para a Surfing Walk of Fame de Huntington Beach, em 2011.

Surfing Hall of Fame Hands, em Huntington Beach  - Visit Huntington Beach - Visit Huntington Beach
Surfing Hall of Fame Hands, em Huntington Beach
Imagem: Visit Huntington Beach

No entanto, não é de hoje que HB luta para se estabelecer como a cidade do surfe.

De acordo com o governo local, já em 1901, quando Huntington Beach era chamada Shell Beach, empresários construíram o primeiro resort da cidade para competir com outro endereço surfista da época: Atlantic City, do outro lado do país.

O destino californiano teria seu boom com a descoberta de petróleo, em 1920, tornando-se na época a maior jazida daquele estado.

Huntington Beach

O apelido "Surf City USA" só seria adotado em 1991, mas nos anos seguintes se envolveria em uma batalha judicial com outra cidade californiana que também reivindicava o título, Santa Cruz, a mais de 600 quilômetros dali.

Após uma longa e tensa disputa pelo uso da marca, o Huntington Beach Conference and Visitors Bureau conseguiu registrar em 2006 o título no U.S. Patent and Trademark Office, escritório de registro de patentes nos Estados Unidos.

Dois anos mais tarde, Santa Cruz e duas lojas de roupas de surfe ainda tentavam reverter a situação, mas um acordo confidencial seria assinado para cessar as atividades na concorrente.

Como já se disse uma vez, Huntington Beach não é apenas uma cidade surfista, mas um estado de espírito.