Topo

Edredom é tendência: casaco acolchoado é a aposta do inverno 2021

Nas passarelas ou nas ruas, as jaquetas acolchoadas prometem dominar o inverno  - Getty Images
Nas passarelas ou nas ruas, as jaquetas acolchoadas prometem dominar o inverno
Imagem: Getty Images

Aline Fava

Colaboração para Nossa

30/04/2021 04h00

Funcional e confortável, a jaqueta puffer já se firmou como um clássico comercial e não é exatamente uma novidade nas coleções de inverno. Porém, a temporada de 2021 apresentou um verdadeiro boom de casacos acolchoados nas passarelas. Várias marcas, entre elas Louis Vuitton e Miu Miu, apostaram no item e o motivo desse sucesso todo vai muito além de sua proteção contra o frio.

Para Marcio Banfi, stylist e professor da Faculdade Santa Marcelina, eles se destacaram pelo conforto que os tempos atuais pedem: "Um doudoune, que é o casaco de gomos acolchoados, ou uma puffer podem ser finas e ainda assim proteger do frio, porque seus enchimentos funcionam como um edredom. É como levar a casa para a rua".

Como novidade nesta estação, as modelagens oversized e acabamentos diferenciados, como o efeito glossy das peças da Khaite NY se destacam.

Esse é um tipo de casaco que até bem pouco tempo atrás era tido como cafona, sem silhueta, que não valorizava o corpo. A ideia da silhueta aumentada fez com que ele voltasse à tona de uma forma fashion e não mais apenas como proteção para baixas temperaturas", ressalta Marcio.

Louis Vuitton Inverno 2021 - Dominique Charriau/WireImage - Dominique Charriau/WireImage
Louis Vuitton Inverno 2021
Imagem: Dominique Charriau/WireImage

A questão de tirar o conforto do edredom e dos cobertores tão presentes em nossas vidas devido ao distanciamento social da pandemia da casa para a rua, levou os criadores a pensar em formas diferentes para o tradicional casaco. "Sempre em mente com a questão da proteção, de estar protegido e confortável, os gomos separados e os enchimentos desse tipo de casaco apareceram também em xales, capas e até mesmo em calças que lembram roupas esportivas de neve", diz o stylist.

Casaco acolchoado nas passarelas

As puffer jackets e a pandemia

Vestir um casaco acolchoado é quase como entrar em um casulo. Aconchegante, macio e, muitas vezes, resistente à água, a peça apresenta uma sensação de proteção contra o clima e a vida fora de casa.

Dawnn Karen, psicóloga e autora do livro "Dress Your Best Life", disse que enxerga a ascensão das jaquetas puffer como uma reação física ao trauma da pandemia da covid-19. Em entrevista ao jornal britânico "Independent", ela cita que o uso da peça é uma tentativa de nos proteger do invisível:

Nós não tínhamos nada que nos preparasse para isso. A puffer pode ser vista como uma espécie de reação pós-traumática. Nós precisamos nos sentir salvos novamente, então estamos nos protegendo tanto dos elementos quanto do vírus".

Na pandemia, conforto e estilo se combinam - Getty Images - Getty Images
Na pandemia, conforto e estilo se misturam
Imagem: Getty Images

Já Carolyn Mair, psicóloga comportamental e autora do livro "The Psychology of Fashion", cita vantagens em se vestir com um casaco no estilo "boneco da Michelin": "Eles ocupam espaço. Se você estiver usando uma jaqueta puffer, que é volumosa, as pessoas não podem se aproximar de você, o que ajuda no distanciamento social de uma forma não agressiva".

Impulsionados por um aumento das caminhadas e socialização ao ar livre, os consumidores do hemisfério norte elegeram a jaqueta 1996 Retro Nuptse da The North Face como o produto mais desejável no último trimestre de 2020 e as buscas pelo item aumentaram 174% segundo um report da plataforma global de pesquisa de moda Lyst.

Pela primeira vez, o mesmo produto ocupou o primeiro lugar da lista na categoria feminina e masculina ao mesmo tempo.

Casaco acolchoado nas ruas

Collab de luxo

Em 1935, o modelo puffer foi criado por acidente quando o americano Eddie Bauer, dono de uma loja de produtos esportivos e de caça em Seattle, quase morreu de hipotermia durante uma pescaria com um amigo no meio do inverno.

Percebendo que não havia um modelo de casaco suficientemente leve, que protegia do frio e da chuva, ele decidiu criar o Skyliner, uma peça com enchimento de penas de ganso e fundar sua marca de roupas. Hoje, em sua grande maioria, esse enchimento já foi substituído por material sintético.

Resultado da colaboração entre Gucci e The North Face - Divulgação - Divulgação
Resultado da colaboração entre Gucci e The North Face
Imagem: Divulgação

De lá para cá, o modelo passou por várias releituras e virou item de desejo fashion após uma jaqueta vermelha oversized aparecer com destaque no desfile de Outono Inverno 2016 da Balenciaga. Em janeiro de 2021, a Gucci se juntou à The North Face para transformar as tradicionais jaquetas de nylon da marca californiana em itens de luxo.

Como usar

As mais variadas combinações apareceram nos desfiles. Looks monocromáticos, contraste do casacão com peças de comprimento mini ou produções totalmente oversized estão entre as propostas.

A mistura com vestidos longos e de tecido levinho garantem uma atualização para os looks da temporada de Outono Inverno 2021. Nas ruas, a jaqueta puffer já é tendência consolidada e se junta aos moletons e camisetas em um combo de total conforto.