PUBLICIDADE
Topo

Como saber se um ovo está podre? Conheça os métodos dos profissionais

Aprenda a identificar os ovos estragados para não estragar a receita - Getty Images/iStockphoto
Aprenda a identificar os ovos estragados para não estragar a receita Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

05/03/2021 10h05

Perder uma receita inteira por abrir um ovo estragado sem perceber é do tipo de coisa que não se deseja para ninguém. Evite o desperdício e o cheiro desagradável que se espalha pela cozinha com algumas dicas.

Ana Claudia Guimarães Antunes, professora de Gastronomia do Centro Universitário Senac de Santo Amaro, explica que o ovo podre é o ovo envelhecido. Por isso, o primeiro cuidado é olhar a data na caixinha. Quanto mais fresco, menos chance de "dar ruim".

A medida que o ovo envelhece torna-se mais alcalino, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos".

Uma tática usada por cozinheiros profissionais é sempre abrir os ovos num potinho separado e transferir um por um à mistura. "Para evitar estragar toda uma refeição por um ovo podre, não devemos nunca quebrar o ovo direto no recipiente onde está sendo feita a preparação".

Macete que dá certo: ovo podre flutua na água - LeventKonuk/Getty Images/iStockphoto - LeventKonuk/Getty Images/iStockphoto
Macete que dá certo: ovo podre flutua na água
Imagem: LeventKonuk/Getty Images/iStockphoto

Outra dica bacana é capaz de apontar que o ovo está podre antes mesmo de quebrá-lo. A tarefa é simples: mergulhe o ovo inteiro em um copo com água, ou em alguma vasilha funda.

"Se o ovo permanecer deitado no fundo do copo, ele está fresco. Se ficar de pé, não está tão fresco, e, se flutuar, provavelmente está velho e estragado".