PUBLICIDADE
Topo

Alguém preaquece o forno? Chef responde à pergunta que viralizou no Twitter

Forno quente: pode demorar para aquecer - Catherine Falls Commercial/Getty Images
Forno quente: pode demorar para aquecer Imagem: Catherine Falls Commercial/Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

03/03/2021 15h00

Uma polêmica gastronômica está agitando o Twitter. Tudo começou quando um escritor largou a pergunta "alguém REALMENTE preaquece o forno?" e "saiu correndo".

Pelas letras maiúsculas, dá para imaginar que essa parte da receita costuma ser ignorada pelo cozinheiro amador. Mas aparentemente ele não está sozinho nessa: mais de 10 mil pessoas curtiram o tweet e quase 3 mil repostaram a dúvida.

Enquanto alguns usuários defenderam a técnica, outros reforçaram que trata-se de algo dispensável. Bianca Mirabili, chef confeiteira do Evvai, explica a lógica de aquecer o forno antes de colocar um alimento:

Como não você não sabe se o seu forno começa aquecendo mais pela lateral, pelo fundo ou pela parte de baixo, o preaquecimento garante que a temperatura se espalhe por todo utensílio de forma uniforme".

Ao colocar um bolo no forno frio, a massa pode ficar embatumada, com buracos e aparência irregular. As tortas também não se dão bem. Se a base for de manteiga, ela perde estrutura e toda a manteiga é derretida pelo maior tempo de exposição ao calor.

O tempo colocado nas receitas, questionado nas redes sociais, é uma média, que pode variar de acordo com a potência e regulagem do forno caseiro. "A grande questão é você conhecer o seu forno e saber se ele está regulado ou não, se ele aquece mais de um lado do que o outro, se ele aquece em 5 ou em 15 minutos".

Enquanto a reportagem de Nossa checou as informações com uma confeiteira, algumas pessoas tinham a resposta dentro de casa:

Se alguém estudou pra isso, por que a gente vai contrariar, né?

É o famoso "aceita que dói menos":

Mesmo que por uma mera coincidência de algoritmo, Paola Carosella participou da discussão...

E segura quem participou da "pãodemia" e está ligado nos fermentos. Até o churrasqueiro se manifestou embaixo.

Mas será que preaquecer o forno não é só mais uma pressão da sociedade?