Topo

Aéreas inauguram rotas inéditas para a temporada de verão no Brasil

Novos voos ligam grandes centros a destinos turísticos, como o Morro de São Paulo, na Bahia - Divulgação/Abaeté Linhas Aéreas
Novos voos ligam grandes centros a destinos turísticos, como o Morro de São Paulo, na Bahia Imagem: Divulgação/Abaeté Linhas Aéreas

Alexandre Saconi

Colaboração para Nossa

01/01/2021 04h00

O mercado da aviação no Brasil vem encontrando fôlego em plena pandemia para oferecer novas rotas para os viajantes. Algumas empresas se arriscaram mais e passaram a oferecer destinos inéditos, em aeroportos que não costumam ser atendidos pela aviação comercial.

Outras companhias optaram por retomar o funcionamento em destinos turísticos já consagrados. Ou, ainda, reforçaram as operações em rotas costumeiras que foram impactadas pelo período da baixa temporada ou pelos efeitos da covid-19.

Nossa conversou com as maiores empresas aéreas do país e traz as principais rotas para a temporada de verão.

Abaeté

Salvador, Bahia - Getty Images - Getty Images
Salvador, Bahia: Nordeste recebe investimento de novos voos
Imagem: Getty Images

Desde o dia 18 de dezembro, a Abaeté Aviação opera uma rota aérea inédita de um trecho tradicionalmente realizado apenas por barcos e veículos terrestres: a ligação entre Salvador e o Morro de São Paulo. O ponto turístico fica a cerca de 70 km ao sul da capital baiana, e não tinha opção de ser feito pelo ar a não ser por um táxi-aéreo.

Os voos partem do terminal do aeroporto de Salvador com destino ao aeroporto da Terceira Praia, no povoado do Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé, diariamente. O trajeto de avião dura cerca de meia hora, enquanto por meio marítimo, ou de barco e carro, dura até cerca de quatro horas.

O avião utilizado para esse voo é o Cessna Caravan, com capacidade para até nove passageiros.

Mais informações, aqui abaete.com.br.

Azul Conecta

Búzios está entre os novos destinos - Richmatts/Getty Images - Richmatts/Getty Images
Búzios está entre os novos destinos
Imagem: Richmatts/Getty Images

Azul Conecta, braço de aviação regional da Azul, incluiu diversas rotas especiais para a operação durante o verão. Entre os novos destinos atendidos pela companhia estão os aeroportos de Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Canela (RS), Guarapari (ES), Itanhaém (SP), Paraty (RJ), Torres (RS) e Ubatuba (SP).

Estes locais são tradicionalmente procurados na temporada de verão, mas não costumavam receber voos regulares. Paraty, no sul do Rio de Janeiro, terá voos diários partindo do aeroporto de Congonhas (SP) e de quarta a domingo do aeroporto Santos Dummont (RJ).

Voos partindo dos aeroportos de Confins (MG) e Santos Dummont (RJ) terão como destino a cidade de Búzios, no litoral fluminense. Ubatuba e Itanhaém, no litoral de São Paulo, e Angra dos Reis (RJ) terão voos diários partindo de Congonhas (SP). Já no Rio Grande do Sul, a companhia aérea inaugura rotas ligando Porto Alegre às cidades de Torres e de Canela diariamente.

Nessa temporada, a Azul ainda irá voltar a operar voos que ligam o aeroporto de Campinas, no interior de São Paulo, às cidades de Aracati (CE), Caldas Novas (GO), Parnaíba (PI), diariamente, e a rota Campinas - Bonito (MS) - Corumbá (MS) - Campinas.

Mais informações, aqui voeazul.com.br.

Reativação de rotas antigas

Foz do Iguaçu, Paraná - iStock - iStock
Foz do Iguaçu, no Paraná
Imagem: iStock
Ilhéus, na Bahia - iStock - iStock
Ilhéus, na Bahia
Imagem: iStock

Ainda nesse verão, outras aéreas irão reativar rotas que estavam suspensas devido à baixa procura, por estarem fora de temporada ou devido à pandemia do novo coronavírus. A Voepass, grupo que une as companhias Passaredo e Map, reforçou a frequência de voos para os destinos mais procurados na temporada de verão da empresa.

Entre as rotas que tiveram aumento nas operações estão as que ligam Ribeirão Preto (SP), centro de operações da companhia aérea, às cidades do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A Voepass também irá fazer mais voos ligando o aeroporto de Congonhas a Salvador, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, ambas no Paraná. Mais informações, aqui voepass.com.br.

A Gol reforçou a oferta de rotas com ligação direta ao nordeste, partindo de todas as regiões do Brasil. Entre os principais destinos da empresa na temporada estão Aracaju, Fortaleza, Ilhéus (BA), Jericoacoara (CE), João Pessoa, Maceió e Natal, com ligações para diversos aeroportos do país. Mais informações, aqui voegol.com.br.

A Latam também irá realizar 3.000 voos extras na alta temporada, entre dezembro e janeiro, para 44 destinos nacionais. A maior parte desses voos adicionais são para a região nordeste do país, que, historicamente, tem forte procura nesse período, diz a empresa. Mais informações, aqui latam.com.