PUBLICIDADE
Topo

Decoração empoderada: artista cria quadros e objetos sobre força feminina

Jamile Sayão - Arquivo Pessoal
Jamile Sayão Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

10/11/2020 04h00

Jamile Sayão

Jamile Sayão

Quem é

Ilustradora e designer de sua marca homônima, que retrata mulheres e frases empoderadoras em itens para a casa e o corpo

Basta uma frase potente, inspiradora, guiada pelo universo feminino ser soprada aos ouvidos da designer Jamile Sayão para que ela pegue os pincéis e as tintas de aquarela e comece a desenhar. Imagem pronta, é hora de digitalizar e aí sim: quadros, porcelanas, lenços, pareôs e cangas tornam-se recados para as mulheres terem sempre por perto para se lembrarem de seu poder.

Aos 46 anos, a designer fez um longo caminho até encontrar sua arte. Atualmente mora em São Paulo, mas habitou em Nova York, onde, formada em fotografia, passou a retratar cafés da cidade.

Depois, mudou-se para o México, onde entendeu que a estrada que trilharia era a da ilustração. "Fiz uma brincadeira de interferir com tinta em retratos e uma hora saiu o desenho. Pronto, era o que queria", conta.

"Acorda e Feminista", de Jamile Sayão  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Jamile Sayão
Imagem: Arquivo Pessoal

Lá, a coleção de quadros Minhas Meninas, com suas frases de acolhimento feminino aliadas a imagens de mulheres gigantes e sofisticadas, afloraram.

De volta ao Brasil há dois anos, Jamile percebeu que esses recados acolhedores eram importantes às mulheres — tanto em itens para a casa quanto para o corpo.

"Meu tema não é o feminismo. Falo de amor-próprio, de aceitação, de expressar uma verdade, aquela frase que precisamos ouvir, no meio de um dia frustrante e cansativo."

Gosto de ouvir as histórias por trás de cada mulher que se identifica com as Minhas Meninas. Muitas vezes me emociono com os relatos que elas me trazem. Trabalho com o que faz bem para a alma."

Em seu perfil do Instagram (@jamilesayao), as frases e o colorido vibrante inspiram liberdade e encorajamento. Aquela dose diária que nós, mulheres, precisamos ouvir e ver para ir mais longe.

@s que me inspiram

@tina_berning

Maravilhosa essa artista que também retrata mulheres, mas usando técnica mista com muita expressividade. Tudo o que eu queria fazer ela já faz.

@pinky.wainer

Além de ser uma pessoa querida, Pinky é uma artista maravilhosa, me estimula muito, é minha professora de aquarela. Muito parceira e uma mulher inteligente.