Topo

Objetos de madeira feitos à mão trazem o design para o dia a dia da casa

Guria Marcenaria foi criada por Juliana Bello e Diogo Santos e visita novas formas e soluções com o uso da madeira - Arquivo Pessoal
Guria Marcenaria foi criada por Juliana Bello e Diogo Santos e visita novas formas e soluções com o uso da madeira
Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

20/10/2020 04h00

Guria Marcenaria

Guria Marcenaria

QUEM SÃO

Juliana Bello é historiadora e Diogo Santos, economista. A dupla produz objetos de design de madeira à frente da Guria Marcenaria

Há quatro anos, Juliana Bello começou uma aventura. Ela, que havia se formado em História, não se identificava com o rumo que a carreira levava, dando aulas. Veio a ideia de ir estudar algo novo, a marcenaria. "Na primeira vez que peguei na serra tico-tico, me apaixonei. Foi um divisor de águas na minha vida", conta. Logo, estava dando forma a peças que ela mesma gostaria de ter.

Mulher na marcenaria, você sabe, ainda é um grupo de minoria. Por isso, o nome que ela criou para a marca não poderia ser melhor: Guria Marcenaria. Um ano depois, chegou o economista Diogo Santos para estruturar o que se tornava uma empresa de design autoral e contemporâneo.

Guria tem a ver com quebrar barreiras de gênero. Lugar de mulher é sim, onde ela quiser estar"

O casal passou a apostar em objetos pequenos com desenho limpo, funcional e inteligente. É o caso do descanso de mesa Tec: as peças se conectam de diferentes formas e criam desenhos dos mais variados.

Espelho Gota Orvalho - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Espelho Gota Orvalho
Imagem: Arquivo Pessoal
Espelho Orvalho Preto - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Espelho Orvalho Preto
Imagem: Arquivo Pessoal

Até o momento, os dois produzem todos os itens. Por "todos" pense em um volume de até 200 objetos, todos entalhados por eles, em um mês considerado bom, como julho.

Até restos viram design

A produção é manual, mas inclui tecnologias, justamente para que o trabalho não se torne árduo e mantenha a qualidade.

Descanso de mesa TEC - Ambientadora - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Descanso de mesa TEC - Ambientadora
Imagem: Arquivo Pessoal

"Prezamos por madeira de reflorestamento e muitas vezes é difícil essa matéria-prima. Também buscamos otimizar a madeira ao máximo para que não tenha refugo", conta Juliana, a guria. Mas das sobras do último ano, a dupla produziu guirlandas de Natal lindas.

Trabalhar com madeira não é fácil e disso eles sabem. "Não somos de família de marceneiros e aprendemos que é preciso aguardar o tempo de secagem, de corte e de outros processos. Mas é muito legal trabalhar as formas e vê-las surgir dentro da própria marcenaria", diz ela, que já teve uma de suas peças, o gabinete Voilà, finalista no Prêmio Salão Design. E é só o começo.

@s que me inspiram

@arielealasko

“Se eu chegar ao nível dela na marcenaria, não preciso de mais nada! (risos) A poética dela é maravilhosa. Tudo o que ela faz com madeira é inacreditável, uma arte muito própria.”

@heloisagalvaostudio

“Sou muito fã do trabalho dela. É uma fluidez incrível e vejo que Heloísa consegue se reinventar sempre. O DNA é presente, mas nada que ela faz é mais do mesmo. Não é uma tentativa, ela simplesmente sabe o que faz.”