Topo

Machu Picchu reabre para um único turista após ficar fechada desde março

Colaboração para UOL, em São Paulo

13/10/2020 10h20

O japonês Jesse Katayama, de 26 anos, tinha "visitar Machu Picchu" em sua lista de desejos e estava com passagem e tudo pronto para realizar tal sonho em 16 de março. Entretanto, a cidadela de pedra foi fechada bem naquele dia por conta da pandemia da Covid-19. Só neste mês de outubro o viajante pôde finalmente concluir seus planos — e ainda foi o único turista no local histórico.

Katayama obteve essa honra por meio de uma permissão especial, concedida com ajuda do Ministério da Cultura nacional. O instrutor de boxe já estava há sete meses retido no Peru, morando de aluguel provisoriamente em Aguas Calientes.

As fronteiras para outros países da América do Sul estavam todas fechadas. Sem poder visitar outras nações, enquanto isso o japonês deu aulas de boxe para crianças locais e visitou pontos turísticos, como as cachoeiras Calientes e a montanha Putucusi, segundo informou a CNN.

O turista, entretanto, não deixou de pensar em Machu Picchu. Ele contou ao site de notícias que imaginava que nunca chegaria a visitar a cidadela, pois esperava que o sítio arqueológico não fosse abrir ainda este ano. Somente via o ponto turístico todos os dias de longe, durante corridas matinais diárias.

Entretanto, o inesperado aconteceu e Katayama teve a sorte de ir até o local inca ao lado apenas do administrador chefe, José Bastante, e dois fotógrafos, que registraram a experiência inédita.

Machu Picchu é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983, pela Unesco. Antes da pandemia, visitavam o sítio cerca de 2 mil a 3 mil pessoas por dia, sendo que na temporada alta, o número podia chegar a 5 mil pessoas. Portanto, é extremamente rara a presença apenas de um único turista.

A previsão de retorno do visitante singular ao Japão é na próxima sexta-feira, dia 16 de outubro. Em seu instagram, o natural de Osaka postou uma foto dele em Machu Picchu e elogiou os habitantes locais. "As pessoas no Peru são muito gentis. Muito obrigado!!!", escreveu o japonês.