PUBLICIDADE
Topo

"Somos todos vítimas da moda": manifestante invade desfile da Dior em Paris

Manifestante do desfile da Dior na Semana de Moda de Paris, em 2020 - Estrop/Getty Images
Manifestante do desfile da Dior na Semana de Moda de Paris, em 2020
Imagem: Estrop/Getty Images

De Nossa

29/09/2020 17h22

Uma manifestante invadiu o desfile da Dior na Semana de Moda de Paris ontem, enquanto a grife apresentava a coleção primavera/verão 2021 presencialmente, com um cartaz amarelo dizendo: "Somos todos vítimas da moda".

O símbolo de extinção, usado por grupos de defesa ambiental, também apareceu nos cantos inferiores da bandeira.

De acordo com o WWD, o Extinction Rebellion, grupo climático que anteriormente convocou um boicote à moda devido ao impacto da indústria no meio ambiente, assumiu a autoria do protesto.

"Foi uma surpresa para todos", disse Pietro Beccari, presidente e CEO da Christian Dior Couture, de acordo com o WWD. "Foi tão bem feito que não dava para saber o que era".

Sidney Toledano, presidente e CEO do LVMH Fashion Group, também não percebeu inicialmente o que estava acontecendo, relata o site.

"Eu vi a garota passar e parecia que ela estava participando do show ", disse Toledano ao site.

O presidente da LVMH argumentou ainda que a moda está "disposta a reduzir os impactos ambientais" e esse tipo de protesto não deveria tê-los como alvo.

"Não acho que estamos destruindo o planeta", disse. "Estamos comprometidos em reduzir nosso impacto ambiental, cortando nossas emissões de dióxido de carbono, rastreando nossas matérias-primas e assim por diante. Eles não deveriam estar nos mirando. Acho que há indústrias que poluem muito mais".

Sobre a eficácia do protesto, Toledano argumentou: "Não foi desagradável ou agressivo, mas acho que a mensagem dela não foi clara. Não dava para saber se fazia parte do show ou não".