Topo

Picante e adocicado, hot honey promete ser a nova mania gastronômica

Hot honey: o mel picante que está ganhando fãs - Reprodução Instagram
Hot honey: o mel picante que está ganhando fãs Imagem: Reprodução Instagram

Gabrielli Menezes

De Nossa

07/09/2020 04h00

Ketchup, mostarda, maionese e shoyu são os molhos mais comuns em lanchonetes e restaurantes brasileiros — e até mesmo na própria geladeira de casa.

Nos Estados Unidos, um outro condimento vem ganhando espaço tanto nas mesas de estabelecimentos quanto nas prateleiras da despesa doméstica. É o chamado hot honey, ou mel picante.

A novidade trata-se de uma infusão de mel com chili, tempero composto de pimenta-malagueta seca transformada em pó. O resultado da mistura é um molho adocicado e tão picante que chega a esquentar a garganta.

O nível de ardor, porém, pode depender da marca e da quantidade de pimenta usada no produto. Comum a todas é a versatilidade no uso: vai bem em pratos doces e salgados.

There are no words. @apolloniaspizza

Uma publicação compartilhada por MIKE'S HOT HONEY (@mikeshothoney) em

As sugestões do site especializado norte-americano Food & Wine incluem adicionar um fiozinho do mel picante em pizzas, massas, vegetais e sanduíches com frituras como frango empanado.

E pasmem: eles dizem também para provar junto com biscoitos e na xícara de café ou chá. Vamos combinar que para isso tem que ser um baita fã de pimenta, né?

Como provar

O produto lançado pela marca Mike's Hot Honey primeiro explodiu em vendas no site estrangeiro da Amazon e só depois começou a aparecer nos corredores de grandes lojas como Target e Aldi.

No Brasil, algumas versões de mel picante fabricadas nacionalmente podem ser encontradas em lojas especializadas em temperos. Uma alternativa é testar a combinação sem muitas dificuldades na cozinha de casa.

Basta misturar meia colher de chá de flocos de pimenta-malagueta triturados no pilão a duas colheres de sopa de mel.