Topo

Saudade de barzinho, né? Veja como trazer o boteco para dentro de casa

Descontração em casa: saiba como reproduzir o clima de bar no lar -  Klaus Vedfelt/Getty Images
Descontração em casa: saiba como reproduzir o clima de bar no lar
Imagem: Klaus Vedfelt/Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

04/09/2020 04h00

Munidos de máscaras e frascos de álcool em gel, alguns brasileiros já se sentem confortáveis ao sentar numa mesa de bar. Por outro lado, muitos ainda se encontram reservados e loucos para matar a saudade de bolinho frito, pastel, cerveja, caipirinha...

A fim de diminuir essa distância etílica, conversamos com Chris Campos, especialista em decoração e festas, sobre como trazer o clima boteco para casa e curtir seu barzinho privado com a família ou amigos que moram sob o mesmo teto — ou, quem sabe, fazer o cenário para aquela live-happy-hour à distância com os companheiros de bar.

O clima é tudo

Brinde de cerveja -  Taiyou Nomachi/Getty Images -  Taiyou Nomachi/Getty Images
Com cerveja ou outra bebida, a ideia é brindar sem pressa
Imagem: Taiyou Nomachi/Getty Images

É raro ver um grupo de amigos fazer uma passagem rápida pelo bar. Normalmente, esse tipo de estabelecimento pede mais calma e menos pragmatismo.

Não é apenas sobre comer e beber, mas sobre curtir a vibe e mal sentir a hora passar enquanto conversa, petisca e beberica.

Isso significa que para replicar esse ambiente no lar é preciso mudar um pouco o tal do mindset. Deixe preocupações como a louça suja para depois.

O segredo para a gente conseguir transformar um dia comum num momento mais especial é criar um ritual. E todo ritual pede capricho"

Planeje o cardápio

Replicar o menu completo de um boteco daria maior trabalhão. A sugestão é simplificar o cardápio e apostar em apresentações criativas, com marmitinhas de alumínio e travessas no lugar dos pratos do dia a dia.

Menu temático: hambúrguer pode ser petisco -  Juan Monino/ Getty Images -  Juan Monino/ Getty Images
Hambúrguer petisco
Imagem: Juan Monino/ Getty Images

"O cardápio dá o tom para o evento e fica mais interessante quando é temático", entende Chris. Que tal fazer a tarde dos bolinhos, dos espetinhos ou de sanduíches como buraco quente, carne louca e até hambúrguer em tamanho mini?

Dependendo da complexidade, vale deixar partes preparadas no dia anterior.

Também não é necessário fritar ou grelhar tudo de uma única vez. Finalizar os pratos por levas faz o programa render mais".

Confira algumas receitas para experimentar fazer em casa para seu boteco particular:

Bolinho de arroz

Dificuldade Médio
20 porções
30 min
Ver receita completa

Humm Minuto: Pastel de forno é opção prática e saborosa para o lanche

Dificuldade Fácil
4 porções
Ver receita completa

O acompanhamento etílico tem importância ímpar e exige zelo. Separe uma mesa ou parte de um móvel para montar o cantinho da caipirinha ou dos drinques. Gosta de cerveja? Então pegue logo um balde e encha de gelo para ter uma garrafa sempre a mão.

Na mesa de jantar, não

Varanda: vale dar preferência para espaços ao ar livre - Oliver Rossi/Getty Images - Oliver Rossi/Getty Images
Bar na varanda
Imagem: Oliver Rossi/Getty Images

Uma das características de boteco é a informalidade. Esqueça a habitual mesa de jantar e deixe sua imaginação transformar outros objetos em mesas e cadeiras.

Quem tiver um espacinho ao ar livre, como uma varanda ou um quintal, pode ainda arrastar móveis ou cadeiras de praia para lá.

Também é interessante pensar em usar baldes, banquinhos e mesinhas baixas — tudo para criar uma vibe de descontração.

Solta o som

música e drinque -  Luis Cagiao Photography/ Getty Images -  Luis Cagiao Photography/ Getty Images
Música para dar clima de festa
Imagem: Luis Cagiao Photography/ Getty Images

Ponto importante na ambientação, a música é capaz de levar alegria a qualquer ambiente monótono. Samba, pagode, sertanejo? A escolha da playlist vai de gosto: "Só não dá para ser música clássica".

Alguns bares também disponibilizam seu cardápio musical no Spotify. O Guarita, em São Paulo, tem uma dedicada a rock e pop dos anos 90 e outra com músicas que marcaram época de 80 a 2000.

Quem prefere brasilidades encontra hits de Elza Soares e Arnaldo Antunes na playlist do Pirajá Prainha.