Topo

Conheça o clube de viagens que tem apenas seis membros e uma dura iniciação

Conheça o World Runners Club, o clube de viagens a pé que possui apenas seis membros - Pexels
Conheça o World Runners Club, o clube de viagens a pé que possui apenas seis membros Imagem: Pexels

De Nossa, em São Paulo

19/08/2020 12h04Atualizada em 19/08/2020 12h28

O World Runners Club conta com apenas seis membros e ostenta uma complicada iniciação que leva pelo menos um ano para ser concluída. Ele é considerado um dos clubes de viagens mais exclusivos que existe e é focado nas corridas a pé.

Depois de correr cerca de 60 km por dia pela Europa, o dinamarquês Jesper Olsen participou da fundação do clube, que cresceu como um braço da WRA (Associação Mundial dos Corredores, em inglês), organização especializada em corridas ao redor do planeta.

Para se tornar um candidato a membro do World Runners Club, o interessado deve ter completado uma corrida documentada ao redor da Terra - isso mesmo; e não para por aí.

"Você tem que cruzar quatro continentes de um oceano ao outro; cobrir [pelo menos] 26.232 km no total [da viagem]; passar por pontos opostos da Terra; e começar e terminar no mesmo lugar. São as regras principais", explicou Tom Denniss à BBC de Londres.

Denniss fundou o clube com Olsen depois de circum-navegar o planeta entre 2011 e 2013.

Apesar das regras rígidas, não há um limite de tempo para que os candidatos concluam as exigências. Porém, é preciso seguir uma jornada contínua e correr efetivamente mais da metade do trajeto - não vale caminhar.

Com tantas regras não é difícil imaginar o motivo da corrida precisar ser gravada e nem entender porque o clube só tem seis membros. São eles: Olsen, Denniss, Kevin Carr, Serge Girard, Tony Mangan e Rosie Swale Pope.

Pope possui o título de membro honorário devido à sua corrida ter acontecido antes de as regras oficiais terem sido acordadas.

Mas se você quer fazer parte desse seleto grupo, um dos cofundadores deixou um conselho: "Prepare-se bem. E faça isso. Você não vai se arrepender", disse Olsen.