Topo

Casa brasileira: apaixone-se por essa moradia repleta de arte popular em PE

Na casa-estúdio, nascem famosos bonecos de argila, mas também há espaço para outros mestres da arte popular  - Arquivo pessoal
Na casa-estúdio, nascem famosos bonecos de argila, mas também há espaço para outros mestres da arte popular
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Escolforo

Colaboração para Nossa

21/06/2020 04h00

A vida sem abraços não seria possível. Uma amizade começa a criar raízes a partir deste gesto, pode reparar. E foi justamente quando Yran Palmeira, 46, e Emeton Kroll, 43, ganharam um abraço de Cleto, há cinco anos, que tudo começou. A dupla, que tem uma produtora musical em Caruaru (PE), naquela época vivia estressada com o volume de trabalho.

A sugestão veio de Cleto: "Façam arte". Lá se foram eles comprar materiais. Nas primeiras tentativas de telas, nada feito. "Uma delas Emeton escondeu debaixo da cama de tão horrível", ri Yran. Cleto, gentilmente elogiou, estimulando os amigos a continuarem. Diz se isso não é um abraço?

Daí em diante, eles aprimoraram. Veio a oportunidade de fazer uma exposição. "A dona do lugar me ligou depois de 15 dias dizendo que tinha vendido tudo", ri Yran. Cleto assistia a tudo animado, era um padrinho da nova aventura deles. Só que o destino interrompeu essa história com o infarto de Cleto. O luto de Yran e Emeton tirou a vontade de pintar. Quando resolveram que deveriam renascer e se recriar, resgataram a arte.

casa brasileira - pedidores de abraços - retrato - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Yran com seus "pedidores de abraços"
Imagem: Arquivo pessoal
Emeton pensou em fazer peças com sentimentos. Lembrou-se de uma pequena escultura de cerâmica que havia feito e trouxe à luz um boneco, que passou dois meses sem nome. Caberia a Yran batizar. "Lembrei de uma época no interior em que muita gente passava pedindo esmola. Meu pai dava comida e as pessoas agradeciam pelo afeto recebido com um abraço. Logo veio o nome dos bonecos pedidores de abraços", lembra.

De casa abandonada a lar cheio de energia

Com o tempo, a mídia e exposições, a repercussão teve uma escalada. "Ficamos abismados". Agora, eles recebiam várias encomendas dos bonecos e precisavam sair do apartamento para um lugar maior. Essa casa estava abandonada quando a encontraram.

Casa brasileira - pedidores de abraços - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A casa também é estúdio, onde nascem os bonecos
Imagem: Arquivo pessoal
Casa brasileira - pedidores de abraços - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A fama correu o Brasil e, hoje, são referência em arte regional
Imagem: Arquivo pessoal

Entre as mudanças, a piscina deu lugar ao jardim, todo repaginado por eles. São sete quartos: um é da produtora, dois deles acomodam Yran e Emeton, em outro estão os fornos de queima da cerâmica. A garagem tornou-se ateliê, ou melhor, o berçário dos pedidores de abraços, de onde saem até 25 esculturas por mês.

Na companhia da natureza e de bons brasileiros

A rotina de trabalho é de domingo a domingo, afinal, a fila de espera dos bonecos, no momento, é de 180 dias. O ateliê Armoriarte toma 80% do tempo: Emeton esculpe, Yran lixa, pinta e enverniza.

O processo de fazer os bonecos é longo e a casa dá um suporte absurdo a isso e à nossa vida. Queríamos nos conectar com a natureza e os passarinhos vêm todos os dias cedo"

Casa brasileira pedidores de abraços pedidores - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os pedidores: fila de espera de 180 dias pelos bonecos
Imagem: Arquivo pessoal
Casa brasileira pedidores de abraços sala - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Detalhe da sala: diferentes tipos de arte regional dominam o ambiente
Imagem: Arquivo pessoal

Na cozinha e na sala, muita arte popular e simplicidade — é uma casa bem brasileira. Mestre Galdino, Mestre Eudócio, Cida Lima, Brennand e tantos outros nomes potentes há por ali. "Nós mesmos limpamos tudo e cuidamos do jardim", diz Yran, citando jabuticabeira, pitanga e acerola no quintal.

casa brasileira pedidores de abraços área social - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Na área social, móveis de madeira e base branca ganham as cores dos objetos de arte
Imagem: Arquivo pessoal

Também pela casa estão os bonecos, claro, com seus bracinhos abertos e a ingenuidade encantadora. "É uma arte não apenas decorativa, mas que traz energia, boas lembranças, coisas positivas. Eles nos lembram o quanto é importante abraçar", diz ele.

Em cinco anos, a vida da dupla mudou para melhor, com independência financeira e sem o estresse do trabalho de antes. Ah, se Cleto visse agora... bem, e quem diz que não vê?