Topo

Como aparar a barba e cortar o cabelo em casa durante a quarentena?

Cuidados com a barba - Reprodução/Unsplash
Cuidados com a barba
Imagem: Reprodução/Unsplash

Gustavo Frank

De Nossa

02/06/2020 04h00

Enquanto as visitas ao barbeiro e cabeleireiro esperam pelo fim da quarentena, em consequência do coronavírus, muitos estão precisando tomar as rédeas dos próprios cuidados com o visual, como para aparar a barba e até o cabelo.

Em conversa com Nossa, o barbeiro Seu Elias, que já cuidou do visual de Lionel Messi e Neymar e está realizando uma parceria com o Boticário, por meio do perfil @CLU_B, revelou algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer a manutenção em casa com o que você tem em casa.

Existe algum passo a passo ideal na hora de aparar a barba e não errar?

Barba - Reprodução/Unsplash - Reprodução/Unsplash
Máquina deve ser usada de cima para baixo na hora de aparar ou raspar a barba
Imagem: Reprodução/Unsplash

O aconselhado é começar passando a máquina de corte na barba de cima para baixo, a favor no nascimento do pêlo, desta forma você diminui as chances de cortar além do necessário.

Na parte do bigode, é possível usar o mesmo procedimento da barba, mas para dar o acabamento o ideal é usar uma tesoura para tirar o excesso que fica sobre os lábios fazendo assim uma linha uniforme. Faça isso com muito cuidado para não ferir os lábios com a ponta da tesoura.

Na parte do pescoço, o recomendado é usar a ponta da máquina no tamanho 0 para criar a linha de retenção abaixo do queixo.

Qual o melhor jeito para cortar o cabelo sozinho em casa?

Você pode usar dois espelhos de forma a ter uma visão ampliada, e usar uma máquina de corte para aparar as laterais, lembrando que fazendo sozinho há chances de erro e por isso quanto menos cabelo você cortar melhor será, tente se ater a cortar somente o excesso.

Para os não profissionais, qual é mais indicado: tesoura ou máquina?

Máquina de barbear - Reprodução/Unsplash - Reprodução/Unsplash
Uso da máquina deve ser priorizado em casa
Imagem: Reprodução/Unsplash

Máquina de corte é mais fácil de manusear e mais seguro para quem não trabalha como barbeiro ou cabeleireiro. A tesoura é algo para profissionais, pois o risco de se machucar ou cortar errado com uma tesoura é bem maior.