PUBLICIDADE
Topo

Como limpar o piso de madeira: aprenda a cuidar e deixá-lo sempre novo

Adora um piso de madeira, mas não sabe como cuidar? Especialista dá as dicas - Unsplash
Adora um piso de madeira, mas não sabe como cuidar? Especialista dá as dicas
Imagem: Unsplash

Gustavo Frank

De Nossa

07/05/2020 04h00

O piso de madeira ou de taco são os favoritos de muitos — que o digam os Santa Ceciliers.

Ainda assim, por mais que sua estética seja considerada mais agradável para alguns, esse tipo de superfície exige alguns cuidados especiais e leva desvantagem em termos de facilidade para limpeza e manutenção para os de porcelanato e cerâmica.

O produto essencial: água

Segundo Zeca Martins, especialista em reformas com madeira, nada é melhor do que a água para limpar os chãos de madeira. Isso porque, ao contrário dos produtos químicos, não há o risco de que algum reagente danifique a sua estrutura com possíveis manchas.

Piso de madeira - iStockphotos - iStockphotos
Para a limpeza, água com sabão ou detergente devem ser os produtos usados para manter o bom estado do material
Imagem: iStockphotos

"Caso tenha alguma sujeira mais fixa, o recomendado é misturar água com sabão ou detergente, pelo menos uma vez por semana", recomenda. "É importante reforçar que, após passar o pano úmido, é preciso secar com outro pano seco para evitar que a superfície fique úmida e prejudique a madeira ao longo do tempo".

Nada de atrito

Além do excesso de produtos químicos, o especialista reforça ainda que usar esponjas e palhas de aço na limpeza dos chãos de madeira é completamente desaconselhado.

"Esses tipos de acessórios de limpeza facilmente riscam o chão e prejudicam a aparência do piso", opina. "Se for usar uma esponja, opte sempre o lado macio, e caso alguma 'sujeira insistente' apareça, recorra àquelas bolinhas de algodão só no ponto sujo".

Riscou o piso? Nem tudo está perdido

Piso de madeira - iStockphotos - iStockphotos
Antes de usar produtos específicos, certifique-se de como o piso de madeira foi instalado
Imagem: iStockphotos

Foi arrastar aquele móvel e acabou deixando uma marca no chão da sua casa? É triste, mas também comum. Mas não é hora para se desesperar.

"O recomendado é sempre colocar um pano nos pés dos móveis quando for arrastá-los nessas ocasiões", lembra Zeca. "Uma dica que funciona para riscos mais superficiais, é colocar vaselina líquida em um pano umedecido e passar em cima do traço com cuidado".

Cara de novo sempre

Chão de madeira - iStockphotos - iStockphotos
Imagem: iStockphotos

Para deixar o piso com aspecto de "novinho", nada melhor do que a cera — só que esse produto deve ser usado apenas nos chãos de taco.

Os laminados, por exemplo, em algumas ocasiões, exigem maiores cuidados. Nesse caso, opte pelo abrilhantador de silicone à base de água e uma toalha limpa para a posterior limpeza.

"É sempre importante reforçar que o excesso, tanto nos produtos de limpeza, como nos de manutenção, nunca soluciona nada. Pelo contrário, muitas vezes piora a situação", relembra. "Use sempre uma camada bem leve, evitando bolhas e possíveis desníveis".