Topo

Aprenda a arrumar o guarda-roupa com Carol Rosa, organizadora das famosas

A personal organizer Carol Rosa é especialista em arrumar guarda-roupa - Arquivo pessoal/Carol Rosa
A personal organizer Carol Rosa é especialista em arrumar guarda-roupa Imagem: Arquivo pessoal/Carol Rosa

Pedro Fonseca

De Nossa

06/05/2020 04h00

"Uma boa arrumação do guarda-roupas tem mais a ver com funcionalidade do que com o tamanho do seu armário". A personal organizer Carol Rosa fala com propriedade sobre o tema. Especialista no assunto, ela ajudou celebridades como Juliana Paes, Deborah Secco, Kelly Key e Marina Ruy Barbosa a colocar suas roupas em ordem.

Para quem deseja aproveitar parte do tempo em casa para, finalmente, dar um jeito no guarda-roupas, Carol compartilhou com Nossa dicas para deixar o armário mais funcional e organizado.

Carol Rosa já ajudou a atriz Juliana Paes a colocar a casa em ordem - Instagram/carolrosaorganizer - Instagram/carolrosaorganizer
Carol Rosa já ajudou a atriz Juliana Paes a colocar a casa em ordem
Imagem: Instagram/carolrosaorganizer

Observe o que você tem

O primeiro item que você precisa se atentar em uma organização é o espaço disponível: "Abra a porta do seu armário e entenda todos os cantinhos. Depois, retire as roupas por etapas, não todas ao mesmo tempo. Isso já ajuda a fazer uma triagem inicial", explica Carol.

Se decidir começar pelas gavetas, por exemplo, retire tudo que tem dentro delas e faça uma primeira divisão: "O que precisa ir para a costureira, o que está mais velho, mais novo ou peças que vão para doação. Você decide de acordo com a sua realidade", diz a especialista.

Depois que conseguir organizar essa primeira divisória, parta para a próxima e assim por diante, até que o guarda-roupa fique sem nada dentro".

Aproveite para desapegar

A sugestão aqui é identificar as peças mais velhas e aquelas que você usa menos. De acordo com Carol, acumular roupas não vai ajudar em nada, pelo contrário, você vai ter menos espaço e mais dor de cabeça na hora de escolher o que vestir.

O desapego não é fácil e não deve ser forçado, o importante é entender há quanto tempo você tem a roupa e por que não a usa mais. A pergunta que deve ser feita é: o que eu uso na minha rotina? E priorizar essas peças".

Marina Ruy Barbosa é uma das celebridades que contaram com a ajuda de Carol Rosa - Instagram/carolrosaorganizer - Instagram/carolrosaorganizer
Marina Ruy Barbosa é uma das celebridades que contaram com a ajuda de Carol Rosa
Imagem: Instagram/carolrosaorganizer

Separe as categorias

O próximo passo é criar seções, separar blusa de manga curta, manga longa, roupa de sair e outras categorias, de acordo com seu uso. Isso tudo antes de colocar de volta e ainda seguindo a operação por etapas: "Eu digo para começar por setores porque se você tira tudo de uma vez vai ficar mais desorganizado, leva mais tempo e, com isso, a tendência é desanimar e não conseguir concluir a organização", sugere.

Armazene em outros lugares

Caso tenha menos espaço e muita roupa, uma dica é fazer um rodízio: "Um truque comum é separar por estação. Coloque no armário ou mais à frente as roupas mais prováveis de usar no período e o restante você pode deixar em um baú, mala ou caixa", indica Carol. "A cada início de estação, repita o processo".

Etiquetas para organizar

Uma dica simples é colocar etiquetas identificando os setores do seu armário e os dos filhos, por exemplo. "Se você cria essas etiquetas, todas as pessoas vão entender de maneira mais clara onde cada item deve estar e, assim, manter um guarda-roupa organizado por mais tempo", conclui.