Topo

6 truques para deixar sua kitnet maior e mais aconchegante

Pintura, objetos de decoração e mobília podem te ajudar a criar ilusão de que a kitnet é maior - Reprodução/Pinterest
Pintura, objetos de decoração e mobília podem te ajudar a criar ilusão de que a kitnet é maior
Imagem: Reprodução/Pinterest

Gustavo Frank

De Nossa

31/03/2020 04h00

A kitnet pode ser uma das opções mais econômicas para quem mora nos grandes centros urbanos. Esses apartamentos são, em sua maioria, formados por apenas três cômodos: sala-quarto, cozinha e banheiro.

Com metragens entre 20 e 40 metros quadrados, esses espaços podem ser otimizados com alguns truques na hora da decoração.

O designer Paulo Biacchi, que usa seu Instagram como plataforma para inspirar cerca de 140 mil seguidores com a repaginada de cômodos na casa, compartilhou com Nossa suas dicas para fazer a "kit" bem maior.

Cor da parede é determinante

Kitnet branca - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Ambientes claros ajudam a criar impressão de amplitude para os cômodos
Imagem: Reprodução/Pinterest

O designer aconselhou evitar cores escuras para esse tipo de moradia, pois estas podem dar um ar de "sufocamento".

"O ideal é sempre pintar com cores claras, pois elas ampliam o espaço. Uma kitnet toda branca vai ter amplitude maior do que ela toda preta, por exemplo", aponta.

Sobre colorir apenas o teto, uma tendência que tem aparecido nas redes sociais, Paulo afirma que não é o ideal para espaços pequenos. "Pintar o teto é preferível quando se tem o pé direito alto, com pelo menos três metros", diz. "Essa pintura tende a rebaixar o local, ainda mais se for uma cor contrastante".

Espelhos "ampliam"

Parede espelhada - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Parede espelhada cria a impressão de que o ambiente é maior com o efeito duplicado
Imagem: Reprodução/Pinterest

Espelho - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Espelho na vertical apoiando-se no chão é aconselhado para kitnets
Imagem: Reprodução/Pinterest

Criar efeito de duplicação a partir de espelhos é uma das melhores escolhas, segundo Paulo.

"Uma ideia boa é criar uma parede toda de espelho, porque acaba replicando todo o ambiente e dá a ilusão de que ele seja maior, enganando os olhos com a percepção de um espaço duplicado" diz. "Caso opte for espelhos soltos, dê preferencia para os modelos verticais e mais compridos".

Objetos de decoração verticais

Kitnet vertical - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Escadas, espelhos e quadros na vertical ajudam a otimizar o espaço e criam ilusão
Imagem: Reprodução/Pinterest

O formato vertical também funciona para demais objetos, além dos espelhos, e garante efeito de alongamento do espaço.

"O ideal é escolher estantes, plantas compridas que vão até o teto, entre outros. Ao escolher objetos baixos, como puffs, plantas e hacks baixos, plantas baixas, deixa-se um espaço aéreo muito vazio", aponta ele.

Invista no minimalismo

Kitnet minimalista - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Menos é mais: opte por poucos objetos na hora de mobiliar sua kitnet
Imagem: Reprodução/Pinterest

Assim como as paredes pintadas com cores escuras, a superlotação de objetos na kitnet podem deixar o ambiente sufocado. Aposte em detalhes que fazem a diferença e contemplam seu estilo na hora de decorar.

"É importante não sufocar espaços pequenos, colocando muita coisa. O minimalismo é mais interessante que o maximalismo, nesses casos", sugere. "Pensar bem nos elementos que quer inserir parede, em vez de sufocar com um monte de quadrinhos".

Paulo aconselha ainda o uso de prateleiras no topo das paredes. "Você otimizar o espaço do chão, reaproveita a parede a ainda pode decorá-la. Uma opção é fazer uma fileira de prateleiras na parede toda, com plantas, livros, entre outros. É um ambiente que pouca gente usa".

Iluminação influencia

Kitnet com luz quente - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Luz amarela ajuda a criar clima de aconchego na kitnet
Imagem: Reprodução/Pinterest

O designer garante: a iluminação é tudo em um ambiente. Deixe a luz fria para ambientes como a cozinha e o banheiro e opte pela amarela, não só pela otimização do espaço, como também para deixá-lo mais aconchegante.

"A luz amarela ajuda a aquecer, deixa o ambiente mais confortável e é ideal para o espaço pequeno pelo aconchego que traz", opina. "O legal é não estourar a luz no teto, distribuindo-a pela casa, por menor que seja, para deixá-la agir de forma indireta. Coloque luminárias nos cantos do cômodo e na parte debaixo de uma estante".

Móveis multifuncionais

Sofá mesa - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Mesas acopladas a sofá ou camas e cadeiras que podem ser dobradas são algumas opções para economizar espaço
Imagem: Reprodução/Pinterest

"O legal é pensar em móveis multifuncionais, como uma peça coringa. A dica é pensar nesses produtos que tenham uma função a mais, além daquela que ele é inerente", indica Paulo.

"Compre cadeiras dobráveis, que podem ficar encostadas na parede no maior tempo do dia e ainda podem servir como decoração se pintadas. Invista também em banquetas e banquinhos que se transformar em criado mudo", recomenda.