Topo

Com sobrevivência ameaçada, Kiribati é o 1º país do mundo a receber 2022

Kiribati - Getty Images
Kiribati
Imagem: Getty Images

31/12/2021 16h33

Os cidadãos do país insular de Kiribati, no Pacífico Sul, foram os priemiros a receber 2022, seguidos pelos habitantes do arquipélago de Tokelau, pertencente à Nova Zelândia, e Samoa.

Os mais de 110 mil habitantes de Kiribati entraram em 1º de janeiro às 7h (horário de Brasília) e a virada foi comemorada na sequência por Tokelau, Samoa e outros lugares do Pacífico.

Kiribati - Getty Images - Getty Images
Kiribati
Imagem: Getty Images

Essas localidades insulares chegam a 2022 menos afetadas pela pandemia de covid-19 do que outros países graças à situação geográfica. No entanto, a crise climática e o aumento do nível do mar são perigos que ameaçam a sua sobrevivência.

Auckland foi a primeira grande cidade do mundo a receber o Ano Novo, às 8h (horário de Brasília), mas as celebrações em massa e os fogos de artifício foram cancelados neste ano devido à pandemia. O Ano Novo chegará à maior parte da Austrália às 10h.

Ao contrário da Nova Zelândia, as autoridades australianas mantêm os tradicionais espetáculos de fogos de artifício, incluindo o da emblemática Opera House, na baía de Sydney.

Kiribati - Getty Images - Getty Images
Kiribati
Imagem: Getty Images

Depois de Japão e Coreia do Sul, os países do Sudeste Asiático contam os últimos minutos de 2021 com restrições pela pandemia que incluem o cancelamento de aglomerações e fogos de artifício em Tailândia, Vietnã e Singapura.

Embora Mianmar, Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã recebam o Ano Novo em datas distintas, também celebram a virada segundo o calendário gregoriano, principalmente nas grandes cidades.