Topo

Greve no setor aéreo cancela centenas de voos na Itália

Aeroporto em Roma, na Itália - Getty Images
Aeroporto em Roma, na Itália Imagem: Getty Images

da ANSA, em Roma

21/10/2022 15h26

O tráfego aéreo na Itália foi afetado nesta sexta-feira (21) por uma série de greves e centenas de voos foram cancelados. No entanto, não há grandes problemas de filas ou aglomerações nos aeroportos por conta das empresas terem já remarcado as passagens com antecedência.

Entraram em greve nacional de 24 horas os controladores de voo da Enav, que atuam em todo o país, em convocação feita pelos três maiores sindicados da área: Filt-Cgil, Fit-Cisl e Uiltrasporti; o de pilotos e comissários da Vueling, convocado por Filt-Cgil e Ulitrasporti; e o dos trabalhadores do setor aéreo, convocado pelo sindicato USB.

A companhia aérea ITA Airways anunciou o cancelamento de 190 voos, entre destinos nacionais e internacionais, e informou que "ativou um plano extraordinário para limitar os danos aos passageiros, que foram informados cinco dias antes da convocação de hoje, para remarcar nos primeiros voos disponíveis".

Já a Ryanair informou que mais de 600 voos de e para a Itália foram cancelados. Também foram afetados passageiros da Lufthansa, Vueling, Brussels, KLM, British Airlines, Iberia, TAP, Air France, SAS, Finnair, Wizzair, Swiss e Norwegian.

No aeroporto de Fiumicino, próximo a Roma, foram 150 voos cancelados.

A paralisação foi dividida em várias partes, com os voos matutinos sendo praticamente todos cancelados. A partir das 10h (hora local), algumas rotas já partiram. Às 18h (hora local), mais voos devem partir. O tráfego normal será retomado neste sábado (22).