Topo

Centenas de turistas são isolados em resort na Itália

La Maddalena, na Sardenha - Vincenzo Malagoli/Unsplash
La Maddalena, na Sardenha Imagem: Vincenzo Malagoli/Unsplash

18/08/2020 10h10

Centenas de turistas estão bloqueados em um resort na Sardenha, no sul da Itália, após um funcionário ter testado positivo para o coronavírus Sars-CoV-2.

O caso acontece no hotel Santo Stefano, situado em uma ilha homônima localizada no arquipélago La Maddalena, cobiçado destino de verão na Europa.

O secretário de Saúde do governo sardo, Mario Nieddu, confirmou à ANSA que 470 pessoas - entre hóspedes e funcionários - foram submetidas a exames RT-PCR, que detectam o material genético do vírus em secreções nasais ou da faringe.

"Estamos esperando que os exames sejam processados. Enquanto isso, determinamos que ninguém saia do resort", explicou. Dois turistas tentaram furar o cordão sanitário para ir ao aeroporto de Olbia, mas foram bloqueados pela polícia.

Além disso, o prefeito de La Maddalena, Luca Montella, publicou uma ordem que impõe o uso de máscaras nas ruas do centro das 9h às 14h, e não apenas das 18h às 6h do dia seguinte, como manda um decreto do governo italiano.

Quanto ao resort em isolamento, Montella afirmou que "não há qualquer alarme" e que as autoridades estão apenas aguardando a divulgação dos resultados dos exames.

A Sardenha é uma das regiões menos atingidas pela pandemia na Itália, com 1,5 mil casos e 134 óbitos, enquanto o país inteiro soma 254,2 mil contágios e 35,4 mil mortes. A região tem hoje 110 casos ativos, sendo que 101 cumprem isolamento domiciliar e nove estão em acompanhamento hospitalar.