Topo

Cristo maior que o do Rio é inaugurado no interior do RS; veja fotos

Cristo Protetor, maior que o Redentor, é inaugurado no Vale do Taquari (RS)

Luciano Nagel

26/04/2022 10h28Atualizada em 26/04/2022 15h53

As obras de construção da estátua do Cristo Protetor, localizada no município de Encantado (RS), no Vale do Taquari, distante 145 km de Porto Alegre, foram concluídas na última sexta-feira (22).

A imagem começou a ser construída em julho de 2019, antes da pandemia de covid-19, no topo do Morro das Antenas, e fica 400 metros acima do nível do mar.

Com 43,5 metros de altura, com o pedestal, o monumento católico é mais alto do que o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, que mede 38 m, sendo 30 m da estátua e 8 m da base. A estátua gaúcha tem 37,5 m, envergadura dos braços de 39 m e peso total de 1,7 mil toneladas.

A visitação à estátua de Encantado está ocorrendo aos sábados e domingos das 9h às 17h (horário de Brasília).

"Ainda faltam realizar obras de apoio em torno da escultura, como restaurante, sanitários e capela. Estamos fazendo aos poucos, pois dependemos de doações financeiras", disse o supervisor geral de Obras e Planejamento, Artur Lopes de Sousa.

Visita guiada

O tíquete para conhecer a estrutura da estátua custa R$ 20 e inclui a visita guiada. Já o acesso ao coração do Cristo, onde o visitante terá uma vista panorâmica do Vale do Taquari, começará no início de agosto.

"Temos de instalar os vidros e posteriormente o elevador de acesso ao coração", disse o empresário Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos de Cristo.

No ano passado, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes (PSD), e de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), trocaram provocações em tom bem-humorado nas redes sociais sobre os tamanhos das duas estátuas.

"Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista", escreveu Paes no Twitter, em frase que acompanhava uma foto do Cristo Redentor de costas, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo.

Calvi respondeu aproveitando para chamar os turistas a conhecer a cidade gaúcha. "Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora, venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari", escreveu.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A construção tem um peso de 1,7 mil toneladas, e não 1,7 tonelada. O conteúdo foi corrigido.