Topo

Catalunha fecha bares e restaurantes durante 15 dias por covid-19

A Catalunha, uma das primeiras regiões espanholas afetadas pela segunda onda da epidemia em julho, adotou medidas drásticas na época e conseguiu reduzir o número de contágios - Cesc Maymo/Getty Images
A Catalunha, uma das primeiras regiões espanholas afetadas pela segunda onda da epidemia em julho, adotou medidas drásticas na época e conseguiu reduzir o número de contágios Imagem: Cesc Maymo/Getty Images

14/10/2020 12h11

Os bares e restaurantes da Catalunha permanecerão fechados por pelo menos 15 dias a partir da noite de quinta-feira para frear o avanço da epidemia de covid-19, anunciaram as autoridades da região espanhola.

"Os bares e restaurantes da Catalunha só poderão oferecer refeições para entrega a domicílio", afirmou o presidente regional encarregado, Pere Aragonés, que admitiu que drástica medida é "dolorosa mas necessária".

A Catalunha se une assim a outras regiões como Madri - onde está em vigor um fechamento do perímetro da capital e municípios próximos -, Andaluzia, Navarra e Galícia, que decretaram medidas para combater o aumento dos contágios.

Pere Aragonés indicou que a decisão da Catalunha, que entrará em vigor na madrugada de quinta-feira para sexta-feira, busca "evitar um confinamento total nas próximas semanas".

"Sabemos que é uma medida difícil para o setor de restaurantes, já afetado pela pandemia, mas temos que limitar o jantar com amigos, a saída do fim de semana, o encontro com amigos e familiares", disse.

A Catalunha, uma das primeiras regiões espanholas afetadas pela segunda onda da epidemia em julho, adotou medidas drásticas na época e conseguiu reduzir o número de contágios. Os casos voltaram a subir com força nos últimos dias.

O fechamento de bares e restaurantes na Catalunha, uma das medidas mais drásticas em vigor atualmente na Espanha, acontece em um momento de restrições às atividades destes tipos de estabelecimentos na Europa.

A Holanda também ordenou o fechamento de bares e restaurantes, a Itália proibiu que atendam clientes depois das 21h00, Paris fechou os bares, mas não os restaurantes, e Liverpool, na Inglaterra, fechou os pubs.

A Espanha, um dos países europeus mais afetados pelo novo coronavírus, registra um balanço de quase 900.000 casos e mais de 33.200 mortes provocadas pela covid-19.