PUBLICIDADE
Topo

Pão pita

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

8 porções

Médio

Ingredientes

Para refrescar o levain

  • 100 grama(s) de levain
  • 60 grama(s) de farinha
  • 50 mililitro (ml) de água

Pão pita

  • 310 grama(s) de água
  • 100 grama(s) de levain (tem que boiar)
  • 450 grama(s) de farinha branca
  • 50 grama(s) de farinha integral
  • 25 grama(s) de azeite
  • 10 grama(s) de sal

Modo de preparo

Para refrescar o levain

Misturar bem e esperar algumas horas até (ao menos) dobrar de tamanho.

Vale fazer o teste de flutuação. Se boiar, está bom pra usar. Se não boiar, alinentar novamente e aguardar mais algumas horas.

Pão pita

Você precisará de uma balança para medir todo o processo.

Dilua 100 g de levain na água. Em seguida, coloque 450g de farinha branca e 50g de farinha integral e misture bem, até a massa ficar homogênea. Cubra com um pano e espere ao menos 40 min (essa fase é chamada de autólise).

Terminada a autólise, acrescente 25g de azeite, 10g de sal e 10g de água e misture bem. Em seguida, comece a fazer o "estica e dobra". Estique e dobre a massa umas 12 vezes, girando-a 90º a cada vez. Cubra novamente com o pano e deixe a massa descansar por meia hora (esse tempo pode variar entre 30 e 60 minutos).

Repita o "estica e dobra" (esticando e dobrando a massa umas 4 vezes) de meia em meia hora por mais três ou quatro vezes.

Ao fim desse processo, o pão já terá fermentado por aproximadamente quatro horas e a massa deve estar mais aerada e elástica.

Coloque a massa sobre a bancada e, usando a espátula, faça um bola (ver vídeo) esticando bem a pele externa da massa. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.

Após 20 minutos, a bola terá virado uma panqueca gordinha. Com a espátula, divida a massa em 8 pedaços iguais (ver vídeo).

Em cada pedaço, faça dobras até arredondá-las e modele com a espátula para virar bolinhas. Com a mão, abra um pouco cada bolinha e depois estique-a com um rolo de macarrão, deixando-a no formato de mini pizza. Feito isso, está na hora de assar.

Pré-aqueça o forno a 250º com uma pedra para pizza ou uma assadeira dentro. Pegue o primeiro pedaço da massa que você mexeu e transformou no formato de mini pizza, vire-o e coloque no forno. Após 7 minutos, o pão pita deverá ter crescido, estufado e ficado com aspecto de assado. Tire-o do forno e deixe-o descansar por ao menos 15 minutos coberto por um pano de prato. Repita o processo com os demais disquinhos.

Receita do programa Marinando na Quarentena. Veja o episódio completo, no qual Marina Person mostra como fazer pão pita.

É necessário fazer o levain previamente ou providenciá-lo. Aprenda a fazer o fermento natural para pães levain ou pegar um pouco de alguém. Normalmente, quem gosta de fazer pão também gosta de dar levain para os amigos.