Topo

Pão de fermentação natural

Mira Filmes
Imagem: Mira Filmes

1 porções

Médio

Ingredientes

Pão de fermentação natural

  • 10 grama(s) de sal
  • 50 grama(s) de farinha integral
  • 450 grama(s) de farinha branca
  • 100 grama(s) de levain (tem que boiar)
  • 320 grama(s) de água

Modo de preparo

Pão de fermentação natural

Preparo do levain

Para refrescar o levain, misture 40ml de água com 50g de farinha. Espere dobrar de tamanho para usar.
br> Preparo do pão

Dilua 100g de levain na água. Em seguida, coloque 450g de farinha branca e 50g de farinha integral e misture bem, até a massa ficar homogênea.

Cubra com um pano e espere ao menos 40 min (essa fase é chamada de autólise).

Terminada a autólise, acrescente 25g de água, 10g de sal e misture bem.

Em seguida, comece a fazer o "estica e dobra". Estique e dobre a massa umas 12 vezes, girando-a 90º a cada vez.

Cubra novamente com o pano e deixe a massa descansar por uma hora (esse tempo pode variar entre 30 e 60 minutos).

Repita o "estica e dobra" (esticando e dobrando a massa umas 4 vezes) de hora em hora por mais três vezes. Ao fim desse processo, o pão já terá fermentado por aproximadamente quatro horas e a massa deve estar mais aerada e elástica.

Coloque a massa sobre a bancada e, usando a espátula, faça um bola (ver vídeo) esticando bem a pele externa da massa. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.

Após 20 minutos a bola terá virado uma panqueca gordinha. Faça então as dobras (ver vídeo) e coloque o pão na cesta. Guarde na geladeira por ao menos 6 horas (pode ficar até 14 horas na geladeira).

Pré-aqueça o forno a 300º (ou o máximo de seu forno ) com a panela dentro por ao menos 15 minutos. Tire a panela do forno, polvilhe um pouco de farinha, coloque o pão e faça o corte com a gilete (ver vídeo). Tampe a panela, coloque-a de volta no forno e asse por 20 minutos. Depois, tire a tampa e asse por mais 5 a 10 minutos, até a casca atingir a cor desejada.

Tire o pão da panela e deixe esfriar por 15 minutos numa grade ou superfície arejada antes de cortar.

P.s.: Se você não acertar na primeira, não desista! É difícil mesmo, mas uma hora vai. E quando finalmente dá certo, é bom demais.

Receita do programa Marinando na Quarentena. Veja o episódio completo, no qual Marina Person mostra como fazer pão de fermentação natural.

É necessário fazer o levain previamente ou providenciá-lo. Aprenda a fazer o fermento natural para pães levain ou pegar um pouco de alguém. Normalmente, quem gosta de fazer pão também gosta de dar levain para os amigos.